04 outubro 2023 às 05:37

Semus celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias

Secretaria aproveita para elencar principais serviços prestados à comunidade

Nesta quarta-feira, 4, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) parabeniza esses profissionais por seu compromisso e dedicação. Segundo o Ministério da Saúde, os ACS atuam de forma mais próxima dos problemas que afetam a comunidade, promovendo a conexão entre os serviços de saúde da atenção básica e a população em geral. Suas ações contribuem para melhorar as condições que impactam a qualidade de vida das famílias, concentrando-se principalmente na realização de atividades educativas sobre saúde, tanto nas residências quanto em outros locais.

Entre as funções importantes desempenhadas pelos ACS, destacam-se: cadastrar e manter atualizados os dados das pessoas em sua área de atuação, analisar a situação de saúde local; coletar informações sobre a comunidade para entender sua demografia e cultura; registrar dados de nascimentos, óbitos e doenças de forma ética para planejar ações de saúde; promover a integração entre a equipe de saúde e a população atendida; informar os usuários sobre datas e horários de consultas e exames; bem como participar dos processos de regulação de consultas e exames.

A ACS Edileuza Lima Nunes, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Loiane Moreno Vieira, localizada na Arse 24 (110 Sul), destaca que esses profissionais verdadeiramente conhecem a realidade da comunidade, tanto no aspecto coletivo quanto individual, compreendendo suas necessidades e particularidades. Ela ressalta que eles demonstram notável desenvoltura ao entrar na casa e na intimidade do paciente de segunda a sexta-feira. “Tenho orgulho de ser uma profissional dessa natureza, a alegria e satisfação acontece quando me deparo com um paciente que fez um tratamento ou uma simples consulta mediada por mim. O trabalho é duro, mas é gratificante”, descreve.

 


 

Tags: