
Semus e Conselho Municipal de Saúde visitam região rural e avaliam reabertura do ponto de atendimento Sargento Valter
Visita foi realizada na área de abrangência do Centro de Saúde Walterly Wagner
Na tarde da última
segunda-feira, 16, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e membros
do Conselho Municipal de Saúde visitou dois pontos de atendimento localizados
na zona rural de Palmas, na área de abrangência do Centro de Saúde da
Comunidade Walterly Wagner José de Souza, conhecido como Taquaruçu Grande. A
visita foi motivada pelo pedido de um grupo de moradores que reivindica, junto
ao Ministério Público Estadual, a reabertura do antigo posto de atendimento
Sargento Valter, situado aproximadamente a três quilômetros do CSC Walterly.
O posto Sargento Valter foi
desativado há cerca de quatro anos e o atendimento aos moradores da região foi
transferido para Comunidade Leão de Judá, situada a dois quilômetros do antigo
posto. O agente comunitário de Saúde, Diomar Divino Palhares, trabalha na
região há mais de 20 anos e conta que atualmente atende 52 famílias em sua
área. Já a agente de Saúde Ivonete Carvalho atua no atendimento de moradores do
assentamento Nova Esperança, com cerca de 80 famílias.
Para os dois profissionais a
mudança do posto Sargento Valter para a Comunidade Leão de Judá foi positiva
porque fica situada em um ponto central, entre as duas áreas atendidas por
eles. Assim, os moradores de ambas as comunidades não precisam se deslocar
grandes distâncias para o atendimento de saúde, que é feito a cada 15 dias por
uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.
O secretário municipal de
Saúde, Whisllay Maciel Bastos, conduziu a visita aos locais e reconheceu que o
pedido dos moradores de retorno ao antigo posto é legítimo. Porém, na sua
avaliação, o posto Leão de Judá oferece melhores condições de atendimento e
isso é consenso entre os profissionais que atuam no local e em parte da
comunidade.
Uma reunião estava prevista
para a tarde de segunda, 16, com o grupo que solicita o retorno do atendimento
ao antigo posto, mas as pessoas não compareceram. “Vamos voltar a nos reunir
com as pessoas que demandaram pelo local anterior para tentar estabelecer um
diálogo, pois o nosso interesse é que todos sejam bem assistidos”, afirmou
Whisllay Maciel Bastos.
O secretário observou ainda
que o atual posto de atendimento precisa de algumas de melhorias, como a
pintura de paredes, identificação visual e a aquisição de novos equipamentos, o
que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.
(Edição e postagem: Iara
Cruz)