17 abril 2018 às 12:20

Semus e Conselho Municipal de Saúde visitam região rural e avaliam reabertura do ponto de atendimento Sargento Valter

Visita foi realizada na área de abrangência do Centro de Saúde Walterly Wagner

Na tarde da última segunda-feira, 16, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e membros do Conselho Municipal de Saúde visitou dois pontos de atendimento localizados na zona rural de Palmas, na área de abrangência do Centro de Saúde da Comunidade Walterly Wagner José de Souza, conhecido como Taquaruçu Grande. A visita foi motivada pelo pedido de um grupo de moradores que reivindica, junto ao Ministério Público Estadual, a reabertura do antigo posto de atendimento Sargento Valter, situado aproximadamente a três quilômetros do CSC Walterly.

 

O posto Sargento Valter foi desativado há cerca de quatro anos e o atendimento aos moradores da região foi transferido para Comunidade Leão de Judá, situada a dois quilômetros do antigo posto. O agente comunitário de Saúde, Diomar Divino Palhares, trabalha na região há mais de 20 anos e conta que atualmente atende 52 famílias em sua área. Já a agente de Saúde Ivonete Carvalho atua no atendimento de moradores do assentamento Nova Esperança, com cerca de 80 famílias.

 

Para os dois profissionais a mudança do posto Sargento Valter para a Comunidade Leão de Judá foi positiva porque fica situada em um ponto central, entre as duas áreas atendidas por eles. Assim, os moradores de ambas as comunidades não precisam se deslocar grandes distâncias para o atendimento de saúde, que é feito a cada 15 dias por uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

 

O secretário municipal de Saúde, Whisllay Maciel Bastos, conduziu a visita aos locais e reconheceu que o pedido dos moradores de retorno ao antigo posto é legítimo. Porém, na sua avaliação, o posto Leão de Judá oferece melhores condições de atendimento e isso é consenso entre os profissionais que atuam no local e em parte da comunidade.

 

Uma reunião estava prevista para a tarde de segunda, 16, com o grupo que solicita o retorno do atendimento ao antigo posto, mas as pessoas não compareceram. “Vamos voltar a nos reunir com as pessoas que demandaram pelo local anterior para tentar estabelecer um diálogo, pois o nosso interesse é que todos sejam bem assistidos”, afirmou Whisllay Maciel Bastos.

 

O secretário observou ainda que o atual posto de atendimento precisa de algumas de melhorias, como a pintura de paredes, identificação visual e a aquisição de novos equipamentos, o que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

 


 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

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