14 outubro 2009 às 15:19

Semus ensina população a se alimentar melhor


Compor um cardápio menos calórico e mais nutritivo. Este é o principal objetivo de uma série de atividades que está sendo desenvolvida pela Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) e parceiros, em comemoração à Semana Mundial da Alimentação (16 a 23 de outubro).


 


Antecipada para começar nesta quarta-feira, dia 14, a data será lembrada com muita informação e orientação para população em escolas, feiras, restaurantes comunitários e shopping. “É de suma importância que as pessoas saibam que uma alimentação saudável deve ser saborosa, variada, colorida, acessível financeiramente, equilibrada em quantidade, qualidade e segura sanitariamente”, explica Samuel Bonilha, Secretário da Saúde.


 


Dicas Importantes


De acordo com Gizella Diniz Campos de Oliveira, nutricionista responsável pela Área Técnica da Nutrição da Semus, pouco sal, açúcar e gordura e mais frutas, verduras e legumes são essenciais para atender às necessidades nutricionais.


 


“Uma refeição deve conter de duas a três porções de alimentos do grupo de cereais, raízes e tubérculos; uma porção do grupo dos feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteínas; de duas a três porções de frutas, legumes e verduras e uma de carne, peixe ou ovo” – orienta a especialista, alertando que a carne tenha pouca gordura e que se dê preferência às preparações cozidas, assadas ou grelhadas, ao invés das fritas.


Programação


 


Dia 14/10/2009


Atividades nos Restaurantes Comunitários


Distribuição de panfletos, colocação de cartazes, banners e faixa, chamando atenção para o dia Mundial da Alimentação, com o tema alimentação segura e saudável.


Restaurantes:


Comunitário – Região Norte


Comunitário – Região Sul


Horário – 11:00 horas às 13:00 horas


 


Dia 15/10/2009


Atividades no Shopping de Palmas


Apresentação de painéis, banners, cartazes, além da distribuição de panfletos, afim de chamar a atenção da população sobre o tema.


Horário: 10 às 14:00 horas


 


Dia 15/10/2009


Atividades na Feira da 1106 SUL (antiga 112)


Distribuição de folders e orientação aos feirantes e consumidores quanto ao tema alimentação segura e saudável para os feirantes.


Horário: das 18 às 20 horas


 


Dia 16/10/2009


Atividades na Feira 304 Sul


Distribuição de folders e orientação aos feirantes e consumidores quanto ao tema alimentação segura e saudável para os feirantes.


A partir das 17 horas


 


Unidades Básicas de Saúde


Os agentes comunitários de saúde vão distribuir folders educativos e reforçar a necessidade de uma alimentação saudável, junto à população, de casa em casa.


A partir de 2ª-feira, dia 19 ate 6ª – feira, dia23


 


Responsáveis: SEMUS, SESAU, VISA Municipal, VISA Estadual, CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional


 


10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


 


Passo 1: Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições


Passo 2: Inclua diariamente grupos de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como batatas e raízes como mandioca/macaxeira nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.


Passo 3: Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches


Passo 4: Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para saúde.


Passo 5: Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis


Passo 6: Consuma no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.


Passo 7: Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. No máximo 1 vez por semana


Passo 8: Reduza o consumo de sal


Passo 9: Beba pelo menos 2 litros (seis copos) de água por dia. Preferência nos intervalos das refeições.


Passo 10: Seja ativo, pratique uma atividade física.