25 abril 2023 às 09:15

Semus faz chamado para Dia Mundial contra malária nesta terça, 25

Data reforça importância da colaboração dos moradores na luta contra enfermidade

No dia 25 de abril, a saúde de Palmas se une em uma importante causa: a luta contra a malária. Essa doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Anopheles infectado pelo parasita Plasmodium ainda afeta milhares de pessoas no Brasil. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) faz um chamado para a prevenção e controle da malária.

De acordo com Auriman Cavalcante, gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), medidas simples podem prevenir a malária, como o uso de repelentes, mosquiteiros impregnados com inseticida e o controle dos criadouros de mosquitos. "A população também pode contribuir na luta contra a malária, adotando medidas simples em casa, como a limpeza de quintais, o descarte adequado do lixo e o uso de telas em janelas e portas", reforça.

A Semus alerta sobre a gravidade da malária, mas também destaca que é possível preveni-la e controlá-la. A Semus tem elaborado planos de ações sempre buscando conscientizar os públicos por meio de mostras e palestras para trabalhar a conscientização dos moradores em relação aos cuidados.

 

Sintomas

Os sintomas da malária podem incluir febre, calafrios, dores de cabeça, fadiga, náuseas e vômitos, o que pode ser facilmente confundido com outras doenças. Se você apresentar esses sintomas e suspeitar que pode ter malária, é importante procurar imediatamente um profissional de saúde para receber o diagnóstico correto e o tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações graves e até mesmo fatais da doença.

 

 

Tags: