07 dezembro 2011 às 10:31

Semus lança novo sistema de notificações de doenças

Casos suspeitos de dengue, febre amarela, botulismo e outras doenças graves já podem ser comunicados à Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do novo sistema de notificações 24 horas, o Disque-Notifica. O atendimento a Unidades e profissionais da saúde público ou privado, é feito pelo 0800-64-45-030 ou pela internet, pelo endereço eletrônico: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6575 .

 

“As notificações vão possibilitar o acesso rápido às informações de casos suspeitos, agravos ou óbitos ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Semus, para análise e identificação de emergências em saúde pública, como surtos, desastres naturais ou acidentes graves, que possam gerar riscos à saúde coletiva e serem contidos em tempo hábil”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

 

O que é notificação?

A notificação é um documento de registro de ocorrência de casos ou surtos, confirmados ou suspeitos. “É através da notificação que os técnicos da Semus realizam o monitoramento de casos graves de dengue, meningite, rubéola, entre outras doenças de transmissão perigosa”, informa Ana Paula Marques, responsável técnica pelo CIEVS.

 

Quais são os agravos?

A relação de agravos que podem ser notificados à Unidade de Resposta Rápida (URR) do CIEVS pode ser conferida no site da Prefeitura de Palmas, no link documentos na página da Secretaria Municipal da Saúde: http://portal.palmas.to.gov.br/media/doc/_7_12_2011_10_22_49.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-5210 ou pelo correio eletrônico:  cievspalmas@gmail.com .