
Semus oferece serviços de combate e prevenção de diabetes
O Dia Mundial e Nacional do Diabetes é esta sexta-feira, 14, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta que o diagnóstico precoce da doença é importante, pois o tratamento evita sua complicações. A Semus oferece à população serviços de prevenção e combate ao diabete, entre eles, atendimento com especialistas, grupos de acompanhamento e prevenção disponíveis em algumas Unidades de Saúde da Família (USF).
O diabete é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
O atendimento especializado acontece na Policlínica da Aureny I, Policlínica da 108 sul e o Centro de Consultas Especializada de Palmas (Cecep) na 504 Sul, sendo um endocrinologista nas policlínicas e o outro no Cecep.
Prevenção e acompanhamento
As USF’s realizam um trabalho de prevenção e acompanhamento de grupos de pessoas diabéticas e hipertensas. Trabalha-se educação em saúde, debates e abordagens, em seguida é feito o atendimento individual, onde é realizado a avaliação ponderal (peso, pressão, glicemia capilar), acompanhamento nutricional, e solicitação de exames quando necessário.
Após o paciente ser diagnosticado pelo clínico geral que atende nas Unidades de Saúde da Família (USF), o mesmo faz a solicitação do encaminhamento para o atendimento especializado. As consultas são agendadas através do Centro de Regulação.
Cuidados
É necessário que a pessoa diagnosticada com diabetes faça o controle da glicemia regularmente, pois permite ao paciente uma vida mais saudável. É válido destacar algumas ações são importantes para a prevenção e o controle de diabetes como: conhecer bem o tipo de diabetes, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico de forma regular e tomar a medicação quando prescrita pelo médico.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes à noite para urinar, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso e em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva, cansaço, visão embaçada ou turvação visual, infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele.