29 agosto 2023 às 14:23

Semus orienta profissionais das unidades de saúde sobre o enfrentamento da violência autoprovocada

Cerca de 60 profissionais participaram da oficina Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!

Em alusão à campanha do Setembro Amarelo, na tarde desta terça-feira, 29, a Coordenação Técnica de Causas Externas da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) qualificou a equipe multiprofissional das Unidades de Saúde da Família (USFs) para o enfrentamento da violência autoprovocada. A oficina aconteceu no miniauditório da faculdade Ulbra Palmas e reuniu cerca de 60 profissionais, dentre eles assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

Os profissionais conheceram o quantitativo de casos da violência autoprovocada em Palmas, discutiram estratégias e ações que poderão ser replicadas nas USF’s e também foram orientados pela psicóloga da Semus Leny Carrasco sobre os cuidados com grupos voltados para a temática de prevenção ao suicídio. Na ocasião também foram entregues materiais informativos para serem trabalhados com a população ao longo do mês. 

De acordo com a responsável pela Coordenação Técnica Causas Externas da Semus, Lorenna Martins, um dos objetivos da oficina é orientar as equipes em como trabalhar as ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde. “Os casos de violência autoprovocada vêm crescendo nos últimos anos, servindo como alerta para trabalharmos ações integradas de enfrentamento. É importante que os profissionais conheçam o perfil dos casos do seu território, e a partir disto planejem e executem ações de prevenção”, destaca.

 

Setembro Amarelo

Realizada anualmente desde 2015, a campanha visa a prevenção do suicídio com ações de sensibilização e autocuidado. Este ano tem como tema “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!”. Além das unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), pessoas que necessitam de ajuda e rede de apoio também podem ligar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192, Polícia Militar (190), nos Bombeiros (193) e no Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo 188.