Com objetivo de humanizar e aperfeiçoar os serviços de saúde, servidores da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) participam de mais uma etapa do curso de Formação de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização (PNH), a partir desta segunda-feira, 13, no auditório do DGES, Anexo I, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), às 08 horas.
PNH
A PNH trabalha o aperfeiçoamento das relações entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, (SUS), a fim de identificar as necessidades de diferentes setores.
“A Política Nacional de Humanização (PNH) contribui para a identificação de falhas no fluxo de atendimento da rede municipal de saúde com o objetivo de ofertar qualidade, tanto no atendimento aos usuários do SUS, como no ambiente de trabalho aos trabalhadores envolvidos” – esclarece Rita de Cássia Azevedo, responsável pela Área Técnica de Humanização da Semus.
Saúde humanizada
A PNH se baseia na metodologia de inclusão de coletivos e trabalha diferentes diretrizes, entre elas: o acolhimento, a gestão compartilhada, a defesa dos direitos do usuário e a valorização do trabalho e do trabalhador.
“Exemplo bem-sucedido de experiência da PNH em Palmas surgiu através da parceria entre Semus e Hospital Dona Regina, quando passamos a oferecer às gestantes atendidas em nossas Unidades, dentro do Hospital, a visita aberta com direito a acompanhante, desde o atendimento pré-parto até o pós-parto”, esclarece Rita de Cássia.
Apoiadores
Os servidores que participam do curso contribuirão no processo de implantação da PNH em Palmas, exemplo disso são os Grupos de Trabalho de Humanização (GTH), apenas um dos dispositivos que estão em fase de implantação nas Unidades de Saúde da Capital.
“Os Grupos de Trabalho são o primeiro passo para a implantação da PNH e são importantes ferramentas de discussão e diagnóstico das limitações de nossas Unidades de Saúde” – relata Samuel Bonilha, secretário da Saúde. Até o momento, a Semus já possui 11 destes grupos.
O curso é composto por três módulos que, respectivamente, trabalham o estudo teórico da PNH, a construção de propostas de melhoria do ambiente de saúde e, por fim, a apresentação do projeto de intervenção. O Ministério da Saúde (MS), Sesau, Escola Técnica do SUS e Universidade Federal do Tocantins (UFT) são parceiros na promoção do curso.