23 novembro 2011 às 18:45

Semus treina profissionais da rede privada de Palmas para enfrentamento da dengue

Especialistas da Área Técnica da Dengue, da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vão capacitar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, dos hospitais, Cristo Rei e Osvaldo Cruz, para procedimentos adequados, com pacientes suspeitos de dengue. O treinamento inicia nesta quinta-feira, dia 24, às 19 horas, nas dependências do Hospital Cristo Rei e às 13 horas, do dia 28, no Hospital Osvaldo Cruz.

 

Segundo Renata Peres Chaves, responsável pela Área Técnica da Dengue, os profissionais de saúde dos dois hospitais serão treinados em manejo clínico e conduta adequada com pacientes suspeitos de dengue, durante o atendimento hospitalar. “A orientação do secretário Samuel Bonilha é a de que todos da área de saúde saibam como evitar o agravamento do quadro clínico da doença e o óbito de pacientes” – enfatiza Renata.

 

Tratamento adequado

Serão, ao todo, quatro dias de capacitação, com turmas distintas, em três turnos diferenciados, para atingir o máximo de profissionais. “Vamos orientar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para que se habilitem quanto ao diagnóstico precoce da doença e todos os procedimentos de conduta, para com as pessoas que apresentem sintomas da dengue” – explica a especialista.

 

Números

Em Palmas, foram confirmados, em 2011:

Dengue Clássica: 4.751

Dengue com Complicação: 15

Febre Hemorrágica do Dengue: 10

Óbito: 2