Foto: Data: 16/03/2020 Local: Q 508 Norte. Alcides Cerqueira de Moraes, topógrafo da EB Infraestrutura – Topografia iniciada na 508 Norte. Foto: Regiane Rocha.
17 março 2020 às 08:25

Serviços topográficos começam a ser executados na Arne 64

Esta é a etapa que antecede entrada de máquinas nas ruas para escavações de galerias pluviais e terraplanagem

Os trabalhos topográficos começaram na Quadra Arne (508 Norte). A quadra é uma das beneficiadas pela primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, que trará a áreas residenciais e comerciais de Palmas terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. O programa recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

Desde a última quinta-feira, 12, equipes da EB Infra Construções Ltda estão realizando medições das ruas. Nesta segunda-feira, 16, além da continuidade das medições, foi iniciada a colocação de estacas de marcação. O trabalho de topografia consiste na aferição e conferência das medidas de largura e nível das ruas, das calçadas e das futuras galerias pluviais que serão abertas na quadra. O topógrafo Alcides Cerqueira explica que a topografia é uma etapa muito importante para a obra, que requer tempo e que se estenderá até o final do cronograma de obras.

 

Vale lembrar que não há, nesta etapa, interferência na circulação de veículos nas ruas. O engenheiro da EB Infra Construções Ltda, Paulo Henrique Franco, reforça que outras providências já estão em andamento. “Já estamos com a contratação de pessoal e fornecedores em andamento. Vamos iniciar em breve a mobilização de canteiros para acomodação de materiais e máquinas e estabelecermos nosso ponto de apoio para a obra. A intenção é que os trabalhos das máquinas e escavações devem começar até começo de abril. Quando precisaremos muito da compreensão da comunidade porque será a etapa em que, inevitavelmente, haverá temporariamente interrupção de fluxo de entrada e saída de veículo das ruas”, adianta Franco.

 

O empresário Jesus Martins conta que observou do seu comércio os funcionários da empresa realizando a medição na quadra. “Agora finalmente estamos com uma expectativa boa, vi o pessoal trabalhando, já fiquei ansioso de pensar no asfalto logo aqui”, disse o empresário, que trabalha na quadra há 10 anos.

 

Lote 01 e 02

 

A assinatura da ordem de serviço referente a esta obra foi assinada na última sexta-feira, 06, e contemplará, conforme já divulgado, no Lote 01 por R$ 11.105.940,14, a Arne 64, Avenida NS-08 (entre a Av. LO-12 e Av. LO-16), na Avenida NS-10 (entre a Av. LO-14 e Av. LO-16), na Avenida LO-14 (entre Av. NS-08 e Av. NS-10) e na Avenida LO-16 (entre Av. NS-08 e Av. NS-10); na Avenida NS-08 (entre a Av. LO-12 e Av. LO-16), Avenida NS-10 (entre a Av. LO-14 e Av. LO-16), Avenida LO-14 (entre Av. NS-08 e Av. NS-10) e Avenida LO-16 (entre Av. NS-08 e Av. NS-10); e alamedas internas da Arne 63, pela empresa EB Infra Construtora LTDA.

 

Já no Lote 02, serão executadas as mesmas melhorias de infraestrutura na Quadra Arne 54 e Avenida LO-12 (entre a Av. NS-08 e Av. NS-06) pela empresa Ibiza Construtora LTDA (R$ 28.447.598,84). A previsão de conclusão é de até 15 meses. O Programa de Requalificação Urbana de Palmas também atenderá nesta primeira etapas quadras industriais e o Jardim Taquari.