18 agosto 2009 às 12:30

Servidores da educação recebem capacitação para trabalhar em salas adaptadas para portadores de necessidades especiais

Os servidores de onze escolas municipais de Palmas iniciaram a capacitação para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais, por meio do Programa Educar na Diversidade.

Os servidores de onze escolas municipais de Palmas iniciaram a capacitação para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais, por meio do Programa Educar na Diversidade. A medida é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que estes profissionais possam atuar nas salas de recursos multifuncionais implantadas pelo órgão federal.


 


Segundo informações da gerente de Ensino Fundamental da (Semed), Paula Guardiola, o principal objetivo é a capacitação dos profissionais da escola para o atendimento adequado aos estudantes com necessidades especiais.


 


As Salas


As salas de recursos multifuncionais serão equipadas com televisão, computadores, DVDs e materiais didáticos específicos para a educação especial. O MEC fornece todo o material e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) fica responsável pelo espaço físico adaptado para funcionar adequadamente e por disponibilizar um profissional habilitado para o trabalho.


 


Na capital as escolas beneficiadas foram: Aurélio Buarque de Holanda (Aureny I), Professora Sueli Pereira Reche (TO-030), Cora Coralina (603 Norte), Daniel Batista (508 Norte), Maria Rosa de Castro Sales (Aureny III), Monteiro Lobato (1006 Sul), Henrique Talone (210 Sul), Paulo Freire 305 norte), Rosemir Fernandes Souza (Aureny III), Thiago Barbosa (Aureny II), Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello (Aureny III).


 


O MEC informou que até o mês de novembro as escolas selecionadas devem receber todo o material destinado para o funcionamento, exceto a ETI Eurídice Ferreira Mello, onde a sala já se encontra à disposição dos alunos.


 


Segundo um levantamento realizado pela Semed no semestre passado, na rede municipal de ensino, em Palmas, atualmente 230 alunos possuem necessidades educacionais especiais.