Servidores da Saúde de Palmas participam de capacitação sobre aleitamento materno

Atividade, que ocorreu na USF Isabel Auler, faz parte do projeto ‘Amamentação Segura’ da Semus

Servidores da Saúde de Palmas participam de capacitação sobre aleitamento materno

Atividade, que ocorreu na USF Isabel Auler, faz parte do projeto ‘Amamentação Segura’ da Semus

,

Com o objetivo de incentivar a amamentação, servidores da Atenção Primária à Saúde de Palmas participaram de uma capacitação sobre a importância do aleitamento materno. A atividade, que terá continuidade no próximo dia 25,  ocorreu na manhã desta quarta-feira, 11, na Unidade de Saúde da Família (USF) Isabel Auler, na Arso 23 (207 Sul). 

Segundo Yusely Sanchez,  responsável pelo Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (Semus),  a capacitação surge pelo  projeto 'Amamentação Segura', que busca qualificar a assistência desses profissionais às mães, por meio da troca de experiências.  “A amamentação é uma prática que deve ser incentivada desde antes do bebê nascer, pois além de ser uma forma de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, contribui para a nutrição da criança”, afirma. 

Yusely explica que a amamentação também auxilia o bebê a se defender de infecções, colaborando também com a fisiologia e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, assim como em sua saúde ao longo prazo. “O aleitamento materno pode reduzir em cerca de 13% as mortes de bebês por causas preveníveis", completa. 

A amamentação exclusiva até os seis meses de vida  é recomendada pela  Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que deve ser complementada até os dois anos. “A amamentação é uma prática natural, no entanto, é um processo complexo, do qual não basta apenas desejo em amamentar, é necessário que ocorra todo um apoio profissional durante a gravidez e o puerpério para a qualidade do aleitamento materno e por isso a importância da capacitação dos profissionais que têm contato com essa mãe", finaliza Yusely.