
Servidores recebem treinamento para o novo Sistema Integrado de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou na manhã desta terça-feira, 09, capacitação para os servidores sobre a implantação do novo Sistema Integrado de Assistência Social (Sias), uma ferramenta de gestão para a informação na área da assistência social que reúne e organiza uma série de sistemas da pasta. A intenção é integrar dados e, assim, aumentar a eficiência dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Capital.
Segundo os responsáveis pelo planejamento e execução do projeto, João Alves dos Santos Neto, Jesiel Souza Padilha e Leomar Camargo de Souza, o novo sistema de informatização interligará todos os núcleos da Sedes; garantirá a agilidade na coleta de informações e com essa disponibilidade a ferramenta permitirá que a pasta avalie as ações desenvolvidas na área em tempo hábil.
Ao fazer a apresentação do Projeto, Leomar Camargo, destacou que o novo Sistema Integrado de Assistência Social permitirá que todos os servidores tenham acesso online à emissão de relatórios mensais de cada uma das unidades dos Cras e dos programas sociais de alta e baixa complexidade e demais setores existentes na Sedes. “Sem dúvida, a implantação do Sias e criação de um grande banco de dados é medida válida, além de possibilitar a lisura de todo o trabalho desenvolvido pelas equipes”, enfatiza.
“O Sias foi desenvolvido com o intuito de facilitar e auxiliar no atendimento ao cidadão nos Cras, Creas e Plantão Social. Todos os cidadãos que utilizam serviços ou benefícios assistenciais de Palmas e de qualquer órgão vinculado a Sedes ficarão cadastradas em um sistema que será implantado em todas as unidades. O investimento da Prefeitura de Palmas permitirá melhor acompanhamento das ações desenvolvidas na área social,” explica.
O gerente do Programa do Bolsa Família, Ricardo Bernardon, destacou que o Sistema Integrado de Acompanhamento do Bolsa Família (Siab) já está sendo utilizado há cinco meses e se encontra em fase de adequação. “O novo sistema consiste em um conjunto de subsistemas concebido para gerar maior visibilidade, transparência e qualidade às ações de assistência social. A ferramenta controla e integra todos os cadastros necessários para a gestão das informações sobre entidades, programas sociais e o público atendido”, concluiu.