03 fevereiro 2012 às 19:06

Sine de Palmas será o primeiro do Brasil a fornecer Carteira de Trabalho Digital

Graças a assinatura do Termo de Cooperação com o Ministério do Trabalho, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 3, a Prefeitura de Palmas está possibilitando que o órgão municipal seja o primeiro em todo o País a oferecer a carteira de trabalho digital. Além disso, o Termo garante apoio às políticas de geração de emprego na Capital, através de ações integradas entre a SRTE/TO e o SINE de Palmas – órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego do Município.

 

Com o novo sistema, que passa a ser executado em definitivo a partir de abril, após o treinamento dos servidores e instalação dos equipamentos, o Sine de Palmas fornecerá a carteira de trabalho em poucos minutos, e não mais com a demora de até dez dias como se vê ainda hoje.

 

Durante a solenidade de assinatura, a Prefeita em exercício destacou a importância deste tipo de parceria para o Município.  “Essa cooperação é mais uma demonstração da nossa vontade de continuar trabalhando e o Sine de Palmas é uma surpresa agradável, pois só em janeiro desse ano, teve mais de quatro mil atendimentos. Isso é muito bom, pelo resultado alcançado para os trabalhadores, pela localização estratégica e pelo empenho de toda a equipe de servidores”, disse a prefeita.

 

Conforme informações da SRTE, a carteira conterá um código de barras com o número do PIS, o que permitirá ao trabalhador acessar as diversas informações de sua vida profissional, desde seu primeiro emprego até a aposentadoria.

 

“A tecnologia precisa estar aliada a vida do trabalhador. Comodidade, agilidade e operacionalização, são atributos da nova carteira, que sem dúvida, irão facilitar a vida dos nossos trabalhadores. A medida vai agilizar, inclusive, a contabilização de empregados e desempregados. Será possível mais rapidamente saber se a pessoa que recebe o seguro-desemprego já está empregada, e se está sob o direito de manter o benefício” completou a Edna.

 

 

Ainda conforme destacou a prefeita, os órgãos pretendem desenvolver atividades com os empresários para que, conforme suas condições, possam capacitar seus trabalhadores, regularizá-los e obter suporte necessário para contratação de mão-de-obra qualificada. 

 

 

O trabalhador que está em busca da carteira de trabalho deverá levar documentos como RG,  CPF e comprovante de endereço. “Com esse passo que acabamos de dar o trabalhador não deixará de participar dos processos seletivos pela falta da carteira de trabalho, como víamos antes”, disse Vânia Vidal, superintendente municipal de Trabalho e Emprego.

 

 

Números

 

 

Inaugurado há seis meses, na Quadra 104 Sul, o Sine Municipal de Palmas foi contemplado com uma ação importante e que representa avanço significativo para centenas de trabalhadores que estão em busca de vagas no mercado de trabalho.

 

O Sine Municipal de Palmas começou o ano com números positivos, que ultrapassaram as expectativas do próprio Ministério do Trabalho. Além de atender 4.057 pessoas, o órgão ainda captou 539 vagas de trabalho, conquistou 462 reposições – quando não se gera uma nova vaga – e ainda encaminhou 833 pessoas para o mercado, das quais 378 tiveram contratos confirmados.

 

“Não há desemprego e esse período que contraria as estatísticas, pois a oferta de emprego está superando o que sempre se viu para esse período”, confirmou Vânia Vidal.