06 março 2015 às 18:17

SMAMTT intensifica vistorias no transporte escolar e apreende duas vans nesta sexta, 06

A partir desta sexta-feira, 06, a operação de vistoria do transporte escolar foi intensificada pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT). A ação visa fiscalizar se os veículos escolares estão aptos e em condições para realizar esta atividade. Durante operação na manhã desta sexta, agentes de Trânsito e Transporte apreenderam duas vans que operavam irregularmente.

 

A apreensão aconteceu enquanto os veículos faziam o transporte de alunos em uma escolar particular na quadra 210 Sul. O diretor de Operação e Fiscalização de Transporte da SMAMTT, Jocélio Santos, faz um alerta aos pais e responsáveis para verificar no ato da contratação se o veículo possui o selo de vistoria expedido pela SMAMTT, e se o condutor tem CNH e a permissão expedida pela SMAMTT.

 

“É necessário que os pais, ao contratar esse tipo de serviço para os seus filhos, confiram se o automóvel possui o Selo de Vistoria e se o condutor do veículo tem a Permissão, atentando-se as datas de vistoria e validade, a fim de garantir maior segurança. Pois um dos veículos apreendidos hoje operava clandestinamente, além de não possuir permissão e o selo de vistoria, o condutor também não possuía CNH”, acrescentou Santos.

 

O diretor frisa que para se adequar o condutor deverá comparecer a sede da SMAMTT, localizada no 3º andar do prédio administrativo da Prefeitura de Palmas na JK, munido da documentação pessoal, documentos do veículo e o laudo de vistoria realizada pelo Detran, para realizar o cadastro e receber a permissão do condutor e o Selo de Vistoria 2015/1, válido por 6 meses.

 

A inspeção semestral é obrigatória e é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro, no laudo expedido pelo Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) são avaliadas as condições dos freios, sistema elétrico, pneus, direção, mecânica, layout e o estado de conservação dos carros. A conferência checa também se há cinto de segurança em número correspondente ao da lotação, as janelas (que só podem abrir 15 centímetros), a data de validade do extintor de incêndio e a existência de encosto de cabeça para veículos com capacidade de até 20 lugares.

Em caso de irregularidade no automóvel e a falta de documentação obrigatória do condutor, o veículo será apreendido pelos fiscais de trânsito, que continuam a operação de fiscalização em todas as escolas públicas e particulares de Palmas. 

Tags: