26 junho 2013 às 18:51

Sucuri encontrada morta no Cesamar será doada para estudos

A cobra sucuri que foi encontrada morta no Parque Cesamar na tarde dessa quarta-feira, 25, será doada ao Projeto Aratama, no município de Presidente Kennedy, onde será feita uma necropsia. O projeto é desenvolvido na fazenda Água Fria e tem como objetivo devolver à natureza a maioria dos animais vitimas de atropelamento, maus-tratos, criação ilegal e caça.

 

De acordo com a bióloga do projeto, Marissônia Lopes de Almeida, a causa da morte do animal será diagnosticada por um médico veterinário especialista em ofídio. “Logo que chegar, o animal será aberto e verificado o conteúdo estomacal para saber o que ele comeu e o que causou a sua morte e, se for necessário, será feita a coleta de material para exames em laboratórios”, disse.

 

Após a necropsia, todo o material genético da sucuri ficará à disposição do projeto e os restos mortais serão encaminhados para  a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína. “Na universidade, será feita a montagem do esqueleto móvel do animal que será utilizado nas aulas de anatomia dos cursos de Medicina veterinária e Biologia durante seis meses.”

 

Ainda de acordo com a bióloga, após seis meses, o esqueleto será devolvido ao Projeto Aratama para ser exposto durante aulas de educação ambiental aos alunos da zona rural.