Taquaruçu sedia o governo municipal de Palmas por um dia nesta segunda-feira, 01
O distrito de Taquaruçu será a sede dos poderes executivo e legislativo municipal, neste dia 1º de junho, conforme prevê a emenda à Lei orgânica do Município de Palmas, aprovada em 16 de maio de 2006.
O distrito de Taquaruçu será a sede dos poderes executivo e legislativo municipal, neste dia 1º de junho, conforme prevê a emenda à Lei orgânica do Município de Palmas, aprovada em 16 de maio de
Segundo a história, há 17 anos, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para construção da nova capital do Tocantins.
Em retribuição a este ato, o 1º de Junho de cada ano será reservado para a transferência da sede administrativa de Palmas para o distrito de Taquaruçu, numa ação denominada Taquaruçu, “Capital por Um Dia”. Neste dia, as ações da Prefeitura e da Câmara Municipal serão realizadas no Distrito. O prefeito Raul Filho, os secretários e demais servidores do município atenderão em Taquaruçu.
Lei
A emenda à lei orgânica do município de Palmas, número 053, que prevê a instalação do Governo de Palmas em Taquaruçu foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de maio de 2006. O documento determina que a cada 1º de junho de todos os anos os poderes executivo e legislativo transfiram suas atividades, legalmente, para o distrito de Taquaruçu do Porto.