26 agosto 2011 às 17:07

Técnicos da Semus alertam palmenses sobre os perigos do cigarro, nesta segunda, 29

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, realiza abordagem educativa de freqüentadores da Praça dos Girassóis, nesta segunda-feira, 29, a partir das 17 horas.


Na abordagem, técnicos da Semus distribuirão materiais educativos e darão orientações sobre os perigos contidos na composição tóxica do cigarro e outros derivados do tabaco. Com o tema “Os aditivos em Cigarros” a campanha educativa quer alertar fumantes ativos e passivos sobre os perigos dos aditivos inseridos nos derivados do tabaco durante seu processamento, como pigmentos, adoçantes, estimulantes e aromatizantes.

 

“Precisamos alertar os palmenses, em especial os jovens, que compreendem grande parcela da nossa população, de que a experimentação do cigarro leva à dependência e de que o consumo, a longo prazo, está ligado a altos índices de doenças graves”, explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

 

Pesquisa recente do Ministério da Saúde estima que 15% dos adultos, maiores de 18 anos, em Palmas são fumantes. Enquanto a estimativa média de fumantes nas capitais brasileiras é 15,1%.

 

Ambiente Livre do Tabaco

 

Desde 2009, a lei municipal nº 1.637 restringe o fumo em ambientes coletivos fechados, como bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais de Palmas. A Churrascaria Portal do Sul, os restaurantes Trattoria Toscana e Don Vergílio e o Palmas Shopping são estabelecimentos comerciais da Capital certificados pela Semus como ambientes coletivos livres dos perigos da fumaça tóxica do cigarro.

 

Mais empresas interessadas em aderir ao Programa Municipal Ambiente Livre do Cigarro podem obter informações pelo telefone: 3218-5106.

 

 

Perigo: fumaça tóxica

 

Mais de 4.700 substâncias tóxicas estão presentes na fumaça do cigarro, inclusive substâncias cancerígenas, segundo o Ministério da Saúde (MS). “A fumaça do cigarro é uma das maiores causas de poluição ambiental. As pessoas não sabem que a fumaça que sai da ponta do cigarro é três vezes mais perigosa que a fumaça tragada pelo fumante ativo”, alerta Andreza Domingos, responsável pela Área Técnica de Vigilância do Tabagismo.

 

 

Tratamento gratuito

 

Em Palmas, o Ambulatório de Abordagem e Tratamento do Fumante oferece tratamento gratuito a fumantes desde 2002. “O tratamento consiste em grupos de apoio, terapias cognitivo-comportamentais e acompanhamento médico. Enquanto a medicação se insere apenas como um suporte para minimizar a ansiedade e os sintomas da abstinência”, explica Andreza.


Para aderir ao tratamento, basta se dirigir à Policlínica 108 Sul, Alameda 02, lote 05, com documentos pessoais e preencher um formulário de triagem. Não é necessário encaminhamento.