Os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá l, no setor Aureny lll, em Palmas, receberam nesta terça-feira, 26, um treinamento com instruções para primeiros socorros. A aula de atendimento pré-hospitalar foi dada pelo sargento e representante da equipe do Corpo de Bombeiros na Capital, Felipe Alves Bittencourt.
O objetivo é capacitar os servidores da unidade para que estejam preparados para lidar com eficiência e rapidez em situações de acidente e emergência, garantindo mais segurança aos beneficiários. O preparo adequado como, por exemplo, saber manipular da forma correta uma vítima de convulsão pode evitar problemas maiores e auxiliar na proteção de pessoas que buscam atendimento nos Centros de Assistência Social.
Psicóloga do Cras Karajá l, Alyne Aires Oliveira participou do treinamento e explicou que, fora a aula teórica, colocaram em prática as manobras e dicas aprendidas. “Realizamos mais de 900 atendimentos por mês, dentre esses, atendemos crianças, gestantes, pessoas com deficiência e idosos. Fica nítida a necessidade de uma preparação dos servidores para garantir o cuidado em casos emergenciais. O treinamento de atendimento pré hospitalar destacou intervenções sobre engasgo em crianças (manobra de Heimlich), desmaio, convulsão, massagem cardíaca, entre outras”, conta.