
Técnicos em vacinação da Saúde da Capital aperfeiçoam conhecimentos
Objetivo é prestar atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a cobertura vacinal em Palmas
Ter um profissional bem preparado para prestar um atendimento de excelência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido um retrato positivo nas salas de vacina da rede de saúde da Capital. Desde o começo da vacinação contra a Covid-19, a imagem dos técnicos que atuam na imunização tornou-se mais evidenciada no nosso cotidiano. Eles, por sua vez, se esforçam ainda mais para fazer da experiência da vacinação um momento melhor e mais tranquilo.
Para ampliar os conhecimentos dos profissionais de saúde referentes à sala de vacinação, como também aprimorar as técnicas de aplicação e as relações interpessoais no momento da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas e a Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) realizam durante esta semana, ciclos de capacitações sobre atualização de procedimentos e condutas nas salas de vacina.
A capacitação está acontecendo desde segunda-feira, 14, na sede da Central Municipal de Rede de Frio Valéria Paranaguá (Cemurf), localizada na Arse 22, e prossegue até sexta-feira, 18, e destina-se a técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
A enfermeira Juliana Souza, da Cemurf, explica que as instruções que estão sendo compartilhadas durante as capacitações, a rede de saúde são para aperfeiçoar o trabalho nas salas de vacina do município e assim melhorar o atendimento ao usuário, bem como os indicadores de cobertura vacinal.
“O trabalho em sala de vacina é muito complexo e envolve muita atenção por parte do vacinador, como também conhecimento a respeito do calendário de vacinação e suas constantes modificações”, observa a enfermeira Juliana ao acrescentar que o atendimento focado, individualizado e humanizado faz toda a diferença.
Mais capacitações
O gerente da Cemurf, Hugo Botelho, falou da importância da valorização e qualificação dos servidores e assegurou que essas capacitações irão ocorrer em mais oportunidades no decorrer do ano, com vistas a formar profissionais mais qualificados e seguros em todas as salas de vacina de Palmas.
Desafio
A técnica em vacinação Lindmeyre Alves de Sá, que atua na Unidade de Saúde da Família da Arso 41 (403 Sul) relata que, desde o início da pandemia, o desafio tem sido gigante para todos da saúde, mas a garra e determinação dos profissionais têm feito a diferença para minimizar as incertezas do período. “Cuidar bem da pessoa em um momento no qual provavelmente ela estará frágil. Oferecer um atendimento humanizado no momento da vacina é muito importante, pois aumenta a eficácia e a adesão aos cuidados com a saúde”, acredita a técnica.