
Tranquilidade e confiança: mães celebram cuidado e carinho oferecidos às crianças atendidas nos Cmeis
Mães compartilham histórias de gratidão e alívio por contar com o apoio dos Cmeis na criação dos filhos
Neste Dia das Mães, o que muitas mulheres desejam vai além de flores e presentes: elas buscam segurança, apoio e confiança para educar seus filhos. Em Palmas, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) ajudam a atender esse anseio. Nesses espaços de aprendizagem, as mães encontram acolhimento, cuidado e um ambiente seguro para deixarem seus pequenos enquanto trabalham.
Mãe do pequeno Pedro Rodrigues, de 4 anos, a estudante de enfermagem Neuriana Rodrigues, que também atua como diarista, conta com o apoio do Cmei Mundo Feliz, situado na Arse 111 (1104 Sul), para cuidar do filho enquanto estuda e trabalha. Segundo ela, a entrada de Pedro na unidade escolar trouxe grande alívio à rotina e permitiu, inclusive, seu retorno à sala de aula.
“Com o nascimento do Pedro, veio a preocupação que boa parte das mães sente, que é com quem ele vai ficar para que eu possa voltar ao trabalho. Até ele completar um aninho, a luta foi grande, pois dependia da ajuda de vizinhos e parentes. Vivia preocupada. Hoje, vou para o trabalho com o coração tranquilo. Sei que meu filho está em boas mãos, com alimentação adequada, atividades educativas e muito carinho”, relata Neuriana.
Apoio que transforma rotinas e fortalece vínculos
Os Cmeis têm representado, para muitas mães, não apenas um apoio prático, mas também um alicerce emocional. A professora Thalyne Azevedo, mãe de Ian Azevedo Freitas, de 6 anos, e de Sarah Azevedo Freitas, de 1 ano, considera o ambiente escolar uma extensão do lar. “As educadoras conhecem cada criança pelo nome e acompanham seu desenvolvimento. Depois que o Ian entrou no Cmei, ele se desenvolveu bastante. E a Sarah está no mesmo caminho. Sou muito grata pelo acolhimento e cuidado que toda a equipe da unidade tem com os meus filhos”, afirmou, satisfeita.
Além do cuidado com as crianças, os Cmeis também contribuem para a redução das desigualdades sociais. Segundo a diretora Priscila Machado, do Cmei Juscéia Garbelini, localizado no Setor Santo Amaro, o serviço oferecido pelas unidades da rede municipal de ensino tem o papel de proporcionar uma educação de qualidade com inclusão. “Cuidamos, educamos e também acolhemos as famílias. Muitas mães se sentem aliviadas por poderem trabalhar, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, observa a gestora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Wédila Jácome

