10 setembro 2014 às 08:47

Trotes ao SAMU reduziram em 18%; números ainda são altos

Devido aos trabalhos de conscientização desenvolvidos pelo Núcleo de Educação em Emergência – NEO –, neste primeiro semestre de 2014 os trotes ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) reduziram em 18%, em relação ao último semestre de 2013. Segundo a Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, as ações de conscientizações foram intensificadas nas escolas e empresas de Palmas.

 

Nos primeiros seis meses deste ano, o SAMU de Palmas recebeu 22.785 chamadas, desse total, a quantidade de desistências, engano, particular, queda de ligação e trotes correspondem a 20,9 % chamadas, ou seja, 4.770 ligações. Das ligações feitas ao SAMU de janeiro até junho 57% foram atendidas com o envio de Unidade Móvel, orientação média e orientação fornecida pela telefonista auxiliar de regulamentação médica. E 8,3% das chamadas foram para atendimentos de transporte, serviço social e transferência, que também são serviços que utilizam as unidades moveis.

 

Para diminuir o número de trotes, o Neo tem desenvolvido ações nas escolas e nas empresas, a exemplo do projeto “Samuzinho nas escolas” e “SAMU nas Empresas”. Segundo, a Diretoria de Urgência e Emergência, a conscientização é levada, principalmente, às crianças e aos adolescentes, para não realizarem trotes, uma vez que a infração poderá impedir que uma pessoa que realmente necessite dos serviços de urgência deixe de ser atendida.

 

Já nas empresas, o trabalho do Neo é mais voltado à orientação quanto aos casos em que se devem chamar o SAMU. Tanto o trabalho de orientação, quanto o de conscientização visam a agilizar os atendimentos e diminuir a incidência de trotes.

 

Samuzinho nas escolas

O projeto "Samuzinho nas escolas" é um trabalho de conscientização e orientação realizado nas escolas de Palmas com as crianças. O projeto leva às crianças orientações e conscientização da importância do atendimento de urgência e emergência realizado pelo SAMU, através de palestras e oficinas educativas. A iniciativa tem por objetivo a diminuição dos trotes realizados, visto que, em sua maioria, são feitos por crianças. ​

Tags: