24 março 2023 às 10:38

Tuberculose é diagnosticada e tratada nas 34 Unidades de Saúde da Família da Capital

Transmissão da doença ocorre por meio da tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que liberam as bactérias no ar

Nesta sexta-feira, 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos, como ossos, rins e sistema nervoso. Em Palmas, o diagnóstico e tratamento é oferecido amplamente em todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), que durante este mês realiza uma série de atividades conscientizadoras à população (confira a programação abaixo). 

A coordenação técnica de hanseníase e tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica que a transmissão da doença ocorre por meio da tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que liberam as bactérias no ar. A doença é considerada um problema de saúde pública em diversos países, incluindo o Brasil. 

Nas USFs da Capital, é oferecido acompanhamento regular e orientações sobre cuidados e medidas preventivas para evitar a transmissão da doença. A adesão ao tratamento, com duração mínima de seis meses, é incentivada pelos profissionais de saúde, que atuam para garantir o diagnóstico precoce e a identificação dos casos de tuberculose.

 

Programação 

USF Arso 23 (207 Sul)

24/03 – Às 15h30 será realizado o “Dia T” contra a tuberculose com atendimento e auriculoterapia para os usuários. 

USF Arse 82 (806 Sul)
Durante todo o mês de março a unidade promove testes rápidos para HIV, busca ativa de pacientes, busca ativa de sintomáticos respiratórios, ação educativa e estudo dos casos. 

USF 1304 Sul

24/03 – Desde às 8h30 da manhã é realizada na sala de espera avaliação dos casos suspeitos de tuberculose e realização de teste rápido para HIV. 
30/03 – Durante o período vespertino a unidade realizará capacitação dos técnicos de enfermagem e ACS (Agentes Comunitários de Saúde) sobre tuberculose.

USF Eugênio Pinheiro 
24/03 – Desde às 08 horas da manhã a unidade promove busca ativa de assintomáticos, palestra educativa e consultas. 

USF José Hermes
24/03 – “Dia T” de combate à tuberculose com buscas ativas, consulta multiprofissional, roda de conversa e ação educativa. 

USF Bela Vista 
31/03 – A partir das 7 horas da manhã a unidade realiza ação educativa, educação permanente, buscas ativas e realizações de consulta. 

USF Liberdade
Durante o mês de março a unidade realiza busca ativa de possíveis casos, educação permanente e ações de conscientização.

USF Walterly (Taquaruçu Grande)
No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multiprofissional e ações que promovem o diagnóstico precoce. 

USF Laurides Milhomem
No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, testagem para HIV, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multiprofissional e ações que promovem o diagnóstico precoce. O ‘Dia T’ da unidade está acontecendo neste dia, 24 de março.

USF Arne 53 (406 Norte)
24/03 – Desde às 08 horas da manhã está acontecendo o ´Dia T´ na unidade com atividades educativas, busca ativa de assintomáticos e consultas.

 

Texto: Redação Semus

Edição: Secom