14 novembro 2011 às 10:38

Uncme defende aprovação imediata do Plano Nacional de Educação

Com a participação de representantes de Conselhos Municipais de Educação de todo o Brasil, aconteceu em Palmas no período de 09 a 11 de outubro, o XXI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, quando foram discutidos diversos assuntos importantes para a educação em todo o Brasil.

 

Como resultado das discussões, os conselheiros elaboraram a Carta do Tocantins, na qual constam pontos básicos defendidos pela Uncme, dentre outros, como a Aprovação do Plano Nacional de Educação com a maior brevidade possível; a Destinação impreterivelmente de 10% do PIB para a educação brasileira; a Correção do deficit no atendimento às crianças e ao adolescentes de todo o Brasil; a Aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional; a Elaboração por parte de estados e municípios de seus respectivos planos, em consonância com o Plano Nacional; Que sejam contempladas crianças com o direito ao ingresso à escola, desde a Educação Infantil, sem discriminação, especialmente de classe social; Tratamento específico à Educação do Campo, para que a população rural tenha acesso à formação adequada no próprio campo, contribuindo para o fim ou a minimização do êxodo rural.

 

Para Artur costa Neto, vice-presidente da Uncme nacional, todos esses pontos são fundamentais para que se possa alcançar uma verdadeira transformação educacional e social em todo o Brasil e é urgente que se ponha em prática todas essas reivindicações.

 

Para ele, não se concebe na conjuntura atual no âmbito do desenvolvimento da economia e das tecnologias de ponta, que o Brasil não disponha de um atendimento a todas as crianças e adolescentes com uma educação e um ensino de qualidade. Costa Neto destacou o Tocantins como referência no atendimento educacional em tempo integral. Modalidade que ainda é bastante acanhada em todo o Brasil.

 

O XXI Encontro da Uncme aconteceu graças ao esforço de representantes dos conselhos de todo o Tocantins, que em 2010, em Aracaju, convenceu os participantes do XX Encontro a trazerem esta edição para Palmas. Esse esforço foi fundamental e a ele se somou o trabalho sério da Uncme Tocantins, que não mediu esforços no intuito de conseguir sua efetivação, tendo como força importante a parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação, que apoiou integralmente o trabalho da Uncme.

 

Ficou definido que o XXII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, no ano de 2012, acontecerá na cidade de Gramado/RS.