
Vice-prefeita de Rio Branco visita Palmas e elogia modelo de ensino de tempo integral do Município
Recebida pelo prefeito Amastha e pelo secretário Danilo Melo, Socorro Neri destacou também as parcerias feitas com a Marinha, o Exército e a PRF.
A vice-prefeita de Rio Branco (AC),
Socorro Neri, que está em Palmas para conhecer o modelo de educação municipal
palmense, fará, durante toda esta terça-feira, 26, visitas a escolas e centros
de ensino infantil.
“Viemos para uma agenda de educação e
aproveitamos para conhecer o prefeito Amastha, que é uma referência para nós,
do PSB, e o professor Danilo Melo, que tem coordenado esta revolução na
educação infantil e no ensino fundamental, que constituem, no meu ponto de
vista, as etapas mais importantes da educação. O modelo de Palmas tem sido
referência para quem estuda educação”, afirmou Socorro Neri.
O prefeito Carlos Amastha recepcionou
a vice-prefeita da capital acreana e relatou os projetos em andamento na educação
municipal, frisando a prioridade concedida à área. O prefeito afirmou que a
agenda de educação de Rio Branco, que também se preocupa em pensar a escola
como um instrumento de superação para construir a cultura da paz, é
extremamente importante. Disse ainda que ficou muito satisfeito com a visita da
vice-prefeita e colocou o Município à disposição para contribuir com a capital
acreana. Após a recepção, a vice-prefeita iniciou visitas a escolas de tempo
integral e centros de ensino infantil.
Ensino integral
Segundo a vice-prefeita Socorro Neri,
Rio Branco possui apenas uma escola de tempo integral e, por isso, o modelo de
ensino em tempo integral de Palmas foi um dos pontos que renderam muitos
elogios durante a visita, especialmente pelas novas parcerias que a educação de
Palmas tem adquirido para garantir ao currículo das escolas de tempo integral a
credibilidade e a transdisciplinaridade de temas que fazem parte da missão
destas instituições.
“Nossas escolas de tempo integral
cumprem função social de fazer com que a criança fique mais tempo na escola,
tenha segurança alimentar e toda forma de proteção que é importante. Apesar de
nossos alunos terem acesso a um currículo diversificado, sentimos que algumas
unidades precisavam apresentar mais resultado naquilo que os testes
padronizados pedem: língua portuguesa e matemática. A partir daí, pensamos em
escolas mais disciplinadas e focadas tanto no conhecimento científico como em
abordagens diferenciadas a partir das parcerias com instituições militares e
instituições da sociedade civil”, frisou o secretário municipal de Educação,
Danilo Melo.
“O que me impressionou aqui é que,
além de confirmar as impressões que eu já tinha, vocês estão vivendo um momento
único porque, mesmo no momento de crise como este em que manter os
serviços funcionando é um grande feito, conseguir isso com a qualidade que
vocês têm aqui e ampliar esses serviços é realmente um caso a ser estudado para
que possamos aproveitar na nossa realidade de Rio Branco”, disse a
vice-prefeita da capital acreana, reforçando o quanto ficou impressionada ao
conhecer as parcerias da Educação de Palmas com instituições das Forças Armadas
e outras forças policiais, como as recém-anunciadas parcerias com o Exército
Brasileiro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Identidade escolar
Este modelo, segundo o secretário,
garante a identificação das crianças com as instituições parceiras. “Ter
identidade na escola é muito importante. Todo mundo gosta de participar e
torcer por um time, e a escola é um time. Se essas escolas tiverem uma
identidade forte, isso marca muito a vida das crianças positivamente e pode
ajudar a construir todo o universo de pensamento moral. Isso é fundamental,
especialmente quando se compreende a disciplina como instrumento de
promoção da pessoa”, frisou Danilo.