Visita técnica sobre produção de tomates reúne pequenos produtores
Tomates com cores diferenciadas, polpa tenra e sabor doce. Essas são algumas das principais características dos tomates apresentados aos produtores que participaram da visita técnica na Unidade Demonstrativa de Tomates. O evento aconteceu no último sábado, 22, e reuniu mais de 40 pessoas no Centro Agrotecnológico de Palmas onde anualmente acontece a Agrotins.
“O objetivo é mostrar aos produtores que é possível produzir tomates com qualidade em Palmas. Aqui, os técnicos apresentaram a receita do bolo e demonstraram na prática que esta receita dá certo”, afirmou Roberto Sahium, secretário municipal de Desenvolvimento Rural.
Para o agrônomo e secretário executivo da pasta, Roberto Campos Pinto, os produtores precisam trabalhar de forma sistemática e organizada para garantir que suas propriedades tragam resultados. “O pequeno produtor precisa de renda e para isso a Secretaria oferece planilhas que o ajudarão a mensurar os valores aplicados e o retorno deste investimento”, afirmou Campos.
O técnico da secretaria, Luiz Santana Neto, falou da importância de incentivar os olericultores a diversificar a produção. “Queremos elevar a média de produtividade do Tocantins. Pesquisas mostram que na Região Norte do Brasil são produzidas 12 toneladas por hectares de tomates, enquanto que estados do Centro Oeste chegam a 82 toneladas por hectares”, explicou Santana.
De acordo com Santana Neto, a escolha das variedades, das cores e do formato foi proposital. “Trabalhamos no sentido de agregar valor ao produto final. Aqui temos um tomate com alto grau de aceitação seja pela qualidade, pela aparência e principalmente pelo sabor”, ressaltou o técnico.
Para o produtor de hortaliças, José Ramos dos Santos, da Região do Taquaruçu Grande trata-se de uma oportunidade ímpar. “Eu acredito que posso contar com técnicos capacitados e comprometidos com a gente. Fico satisfeito de ver que deu certo aqui e pode dar certo na minha terrinha também”, afirmou o senhor José.
O produtor Ludovico D’Allaqua Júnior, que trabalha com horticultura convencional e hidroponia (técnica de produção que consiste em cultivar plantas sem solo, na qual as raízes recebem solução nutritiva contendo água e outros nutrientes), falou sobre as dificuldades que encontrou para iniciar a produção de tomates. “Apesar de já trabalhar com tomates, aprendi muito em reuniões como estas. E estes produtores têm sorte, pois, tive que ir a diversos estados e gastar muito em busca de informações. Eles precisam aproveitar a oportunidade que estão tendo”, frisou D’Allaqua.
Na vitrine
Estão cultivados seis tipos de tomates com tonalidades que variam entre verde, vermelho, rosado, amarelo e laranja, trazendo para o prato um festival de sabores e também de cores.