07 setembro 2017 às 12:49

Voluntários orientam público do FGT sobre como descartar lixo de forma correta

 Objetivo da ação é conscientização do público sobre a importância da reciclagem de papel, plástico e metal

Durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu, cerca de 100 voluntários irão conscientizar o público sobre a importância de reciclar papel, plástico e metal. A ação começou nesta quarta-feira, 6, segue até o dia 10 e faz parte da programação da Fundação Municipal da Juventude de Palmas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, que terá também a Barraca da Sustentabilidade e uma estação itinerante do Coleta Palmas no evento.


O publicitário Hetto Noda parabenizou a ação e classificou o Coleta Palmas como um projeto que está fazendo a diferença. “Eu já conheço cidades que praticam a coleta seletiva. Ver Palmas iniciando esse trabalho é muito legal, mas o mais interessante é ver jovens plantando essa semente de conscientização nas pessoas”, comemorou.


Para os voluntários que participaram da ação, o momento, além de ser importante para aprender mais sobre o Coleta Palmas, é uma oportunidade de interação com o público. “Eu já participei de alguns eventos como voluntário e hoje está sendo muito legal, porque conheci novas pessoas, passei uma ideia massa sobre sustentabilidade e fiz a diferença como cidadão”, disse o estudante Diogo.

 

Saiba mais sobre o Coleta Palmas

 

O Programa Coleta Palmas é resultado de um longo estudo sobre a gestão de resíduos no município e se concretizou como uma ação da Fundação Municipal de Meio Ambiente, idealizada pela primeira-dama Glô Amastha.


Ele é formado por três tipologias.A primeira prevê seis estações de coleta com quatro containers caracterizados, para receber três tipos diferentes de materiais: plástico, papel / papelão e metal. Também tem uma estação de coleta itinerante, que percorre todos os grandes eventos da capital, incentivando a correta separação de resíduos.


No segundo formato, são dois containers azuis, para a separação e coleta de resíduos secos. E no terceiro, são pontos no formato caçambas (do tipo tira-entulho), também para a separação e coleta de resíduos secos.


O programa tem como parceiros as secretarias municipais da Educação, Infraestrutura e Serviços Públicos, Energias Renováveis, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Fundação de Juventude, além da própria Cooperan, Ascampa e Associação Tocantinense de Empresas Transportadoras de Entulhos, Reciclagem e afins (Asteter).