Cinthia Ribeiro entrega obra da unidade de saúde do Jardim Taquari, ambulâncias  e vans

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 27 de abril de 2024 às 05:41

USF recebeu importantes melhorias estruturais, equipamentos e mobiliários; veículos reforçam atendimento de qualidade à população

Os moradores do Jardim Taquari ganharam uma Unidade de Saúde da Família (USF) com cara nova. A entrega foi feita pela prefeita Cinthia Ribeiro nesta sexta-feira, 26, que ainda presenteou a comunidade com uma ambulância para atendimento exclusivo da unidade. A gestora também realizou a entrega de cinco vans para transporte de pacientes de hemodiálise, três ambulâncias para a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e um carro para o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Para a prefeita Cinthia Ribeiro, a obra da unidade do Jardim Taquari é mais uma importante entrega realizada em benefício da população. “É motivo de orgulho e certeza que todas as nossas decisões são acertadas, pois estamos transformando Palmas e levando melhorias a cada pessoa. São em torno de 20 mil pessoas atendidas nesta unidade, o que tornou ainda mais necessária essa obra. E fizemos tudo com recursos próprios e provando que, com compromisso, organização e planejamento, é possível realizar grandes obras”, declarou.

O investimento total da obra e mobiliário é de R$ 912.256,97, proveniente de recursos próprios da gestão. A reestruturação da unidade permitiu a substituição de todo o telhado, rede elétrica, hidráulica e de internet, troca do piso, nova pintura e a construção de estacionamento e cercamento, além de uma entrada exclusiva para ambulância. Também foram investidos em novos equipamentos e mobiliários.

Conforme a secretária da Semus, Anna Crystina Mota, com a entrega da USF do Jardim Taquari, o próximo passo será finalizar as reformas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, USF da Arno 42, USF Bela Vista e Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. “Estamos comprometidos em aprimorar a cada dia mais os serviços ofertados para a população.”

O pedreiro Valdir Ferreira de Carvalho, de 45 anos, acompanhou de perto a entrega da unidade e não perdeu nenhum detalhe. “É praticamente uma unidade nova e isso é muito importante para nós. Só veio somar aos benefícios recebidos nos últimos anos”, enfatizou.

Para a dona de casa Dayana Mendanha Diniz, 34 anos, que há 8 anos utiliza os serviços da USF do Jardim Taquari, a entrega representa uma grande conquista para a comunidade. “Estou satisfeita com o resultado. A unidade realmente ficou bem diferente e melhor”, comemorou.

Novos veículos

As vans para hemodiálise dão suporte a cerca de 150 pacientes que precisam ir à Fundação Pró-Rim para a realização de sessões de tratamento de doenças renais crônicas. Para atender a todos, são realizados quatro turnos ao longo do dia, o primeiro que inicia às 4 horas e o último finaliza às 23 horas. Dos cinco veículos destinados a estes usuários, um será para atendimento exclusivo para suporte dos moradores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. As vans contam com assentos estofados e reclináveis para 18 passageiros, ar-condicionado e acessibilidade para cadeirantes.

A paciente renal Suyane Arraiz de Oliveira, de 40 anos, é uma das beneficiadas com o transporte oferecido pela Prefeitura. “Faço hemodiálise três vezes na semana e a equipe busca na minha casa quando preciso fazer sessão. Tenho garantido a ida e volta em segurança e com toda a assistência necessária. Sou muito grata pelo serviço”, enalteceu Suyane.

Uma ambulância será destinada aos serviços da Superintendência da Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) para remoção de enfermos acamados e de pacientes das Unidades de Saúde da Família (USFs) que precisam de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital Infantil de Palmas ou no Hospital e Maternidade Dona Regina. Agora a Supavs conta com três veículos para estes fins. A outra ambulância ficará de suporte às atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).