Equipe do Bolsa Família realiza reuniões com usuários

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/ Edição: Denis Rocha | Publicado em 04 de abril de 2024 às 06:21

Famílias aprendem mais sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família

Em continuidade às reuniões com os beneficiários do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), nesta quarta-feira, 03, a comunidade do Jardim Taquari pode participar do encontro com orientações sobre inclusão, atualização, condicionalidades do programa, e permanência no PBF, além de informações sobre benefícios como Benefício de Prestação Continuada (BPC) e BPC na Escola. Amanhã será a vez dos moradores da região do setor Santa Bárbara receberem a equipe da Gerência do Cadastro Único no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá II, com os técnicos para receberem os esclarecimentos.

As reuniões são promovidas pela gerência do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em parceria com Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). “É muito importante o comparecimento das famílias atendidas para evitar que tenham os seus benefícios bloqueados ou cancelados”, explicou a técnica.

A gerente do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Terezinha Milhan, falou que “a frequência escolar e o acompanhamento da saúde também são abordados nestes encontros, pois são parte das condicionalidades exigidas pelo PBF”.

Entenda melhor quais são as condicionalidades do PBF

Na área de educação - Os responsáveis devem matricular as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos na escola e a frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, durante o período letivo.

Na área de saúde - Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, a cada 6 meses conforme calendário de acompanhamento.

As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde da Família.

Por que o acompanhamento desses compromissos é importante?

• Garantir que o poder público ofereça os serviços de educação e de saúde à população em situação de pobreza e extrema pobreza;
  • Identificar quadros de vulnerabilidades entre as famílias que estão com dificuldades para acessar esses serviços públicos;
  • Encaminhar famílias em descumprimento de condicionalidades para a rede de assistência social, a fim de que elas possam superar a vulnerabilidade e voltar a cumprir seus compromissos; e
  • Contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e para que os estudantes de famílias do Bolsa Família concluam a educação básica, tendo melhores condições de vencer o ciclo de pobreza.

Confira a agenda de reuniões

Dia 04/04 - quinta-feira -  Cras Karajá II, Setor Santa Bárbara - 15 horas

Dia 05/04  - sexta-feira - Buritirana ETI Luiz Nunes - 9h30