Fundação Cultural de Palmas promoverá consulta pública sobre a aplicação da Pnab

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins / FCP | Publicado em 08 de maio de 2024 às 05:21

Evento será realizado na sexta-feira, 10, no Cine Cultura; objetivo é ouvir contribuições sobre política de fortalecimento à cultura do governo federal

Com o intuito de ouvir os fazedores de cultura, e a comunidade em geral, sobre a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento a cultura (Pnab), a Fundação Cultural de Palmas (FCP) realizará consulta pública nesta sexta-feira, 10, às 16 horas, no Cine Cultura do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Podem participar do evento artistas, produtores e trabalhadores da cultura, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas e de organizações da sociedade civil que atuam na área cultural.

O objetivo é dialogar sobre os mecanismos de implantação da Pnab, apresentar o Plano Anual de Aplicação dos Rescursos para 2024 (Paar 2024) e realizar um levantamento quantitativo sobre as intenções de acesso aos recursos financeiros que serão disponibilizados. Após a realização da consulta presencial, também haverá uma pesquisa online a ser disponibilizada a partir de 10 de maio.

Pnab

Política do governo federal de fortalecimento da cultura, a Pnab é uma oportunidade de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma contínua. Palmas aderiu à Pnab em dezembro de 2023, o que possibilitou o recebimento de R$ 2.538.153,39 apenas no primeiro ano de repasse da política. Isso porque os municípios poderão receber os recursos, anualmente, durante cinco anos, conforme a lei.

Consulta Pública do Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Pnab - Ano 2024

•    Pauta: Plano Anual de Aplicação dos Recursos da PNAB - Ano 2024
•    Data: 10/05 (sexta-feira)
•    Horário: 16h