Prefeitura inicia instalação de faixas elevadas em diferentes pontos da Capital

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Secom | Publicado em 16 de abril de 2024 às 14:52

Serviços tiveram início nesta segunda-feira, 15, e seguem até quarta-feira, 24,

Para proporcionar mais segurança no trânsito das vias da Capital, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), estará implantando faixas elevadas em diferentes pontos da cidade ao longo do ano. Os pontos foram escolhidos tendo em vista o alto fluxo de pedestres, como por exemplo as vias que dão acesso às escolas e hospitais. Os serviços tiveram início nesta segunda-feira, 15, e seguem até quarta-feira, 24.  

Nesta primeira etapa, foram contemplados cinco locais, sendo eles: em frente à Feira da Arno 33  (307 Norte); em frente à Escola Municipal Paulo Freire, na Arno 32 (305 Norte); nas imediações do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Ciranda Cirandinha, na Arno 31 (303 Norte); em frente à Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, na Arno 42 (405 Norte); e da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, localizada Arno 44 (409 Norte).

De acordo com a Sesmu, o objetivo da nova sinalização é garantir conforto e segurança na travessia para os pedestres, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e ciclistas, bem como evitar acidentes e promover o ordenamento do tráfego. Além da faixa elevada serão instaladas as sinalizações verticais, horizontais e piso tátil. 

Conforme orienta o Código de Trânsito Brasileito (CTB), a preferência na faixa é sempre do pedestre.  A gestão municipal alerta e pede a compreensão da população em razão de alguns dos trechos citados estarem sujeitos a interdição ou interrupção parcial do tráfego.

 

Texto: Secom