Prefeitura tem site exclusivo para palmenses participarem do debate sobre o PPA

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 03 de agosto de 2017 às 16:58

Primeira audiência acontece neste sábado, 5.

A primeira audiência para elaboração do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2018 de Palmas acontece neste sábado, dia 5 de agosto. Mas, caso o cidadão não possa comparecer presencialmente até uma das quatro audiências que serão realizadas ao longo de agosto, a Prefeitura de Palmas disponibiliza até o dia 27 de agosto de 2017, um site exclusivo para consulta pública: o Participa Palmas (participa.palmas.to.gov.br).

A consulta é feita por meio de questionário, onde a população poderá opinar sobre as ações e projetos que desejam ver fortalecidos ou criados para os próximos quatro anos. Dividido em três etapas, o questionário foi pensado para ser o mais didático possível, e assim atender aos mais diversos públicos.

Como participar?

Logo que a pessoa acessar o site, verá na parte superior os ícones: home, instrumentos de gestão, mensagem do prefeito, programação, participe, galeria, notícias e o fale conosco. O questionário está disponível na opção "Participe", basta clicar com o cursor do mouse e esperar o site direcionar para uma outra janela. Feito isso aparece logo de imediato o questionário com um breve resumo sobre a consulta pública.

Na primeira parte do questionário é feita a identificação da pessoa com o levantamento de informações socioeconômicas (sexo, faixa etária, renda, escolaridade, região, dentre outras), que permitirá que a Prefeitura faça um perfil de quem está sugerindo e ainda mapear essas sugestões.

A segunda parte objetiva a avaliação da Prefeitura por área de atuação para identificar as potencialidades e as deficiências atuais da gestão. No início serão avaliadas, entre as opções ‘péssimo, ruim, regular, bom, muito bom e não sei’, as áreas de Educação, Saúde; Assistência Social; Segurança Cidadã; Inclusão Social e Defesa dos Direitos Humanos; Cultura, Juventude, Esporte e Lazer; Agricultura e Aquicultura; Desenvolvimento Econômico; Turismo; Gestão Moderna, Transporte e Participativa; Infraestrutura; Mobilidade e Acessibilidade; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Habitação e Meio Ambiente.

E por fim, na terceira parte ocorre à indicação de quais áreas devem ser priorizadas, bem como as sugestões que serão encaminhadas às secretarias para que os gestores elaborem as suas propostas orçamentárias priorizando o resultado da consulta pública. Nessa parte o cidadão responderá aos seguintes questionamentos: Na sua opinião, quais são as áreas mais críticas de Palmas/TO? Na sua opinião, quais são as principais ações de governo em que a gestão municipal deverá direcionar esforços no quadriênio 2018 a 2021? Na sua opinião, quais devem ser as prioridades da Prefeitura para a alocação de recursos em 2018? E sobre qual ação/projeto desenvolvido em 2017 pela Prefeitura deveria ser fortalecida pelo governo municipal em 2018 a 2021?

Após o preenchimento de todos os dados é só clicar no ícone “Finalizar Pesquisa”, para conclusão do questionário. Se as informações estiverem preenchidas corretamente é gerada uma mensagem de agradecimento pela participação. Em caso de preenchimento incorreto, o site aponta o local da falha para correção.

Audiência

No sábado, 5, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré (Arse 132), a audiência acontece das 8 às 12 horas.

Edição: Lorena Karlla