Semana Contra Discriminação Racial inicia nesta sexta-feira, 15

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Marcio Greick / Edição: Denis Rocha | Publicado em 15 de março de 2024 às 07:50

Abertura será com exposição fotográfica Mulheres Guerreiras Quilombolas na Fundação Cultural de Palmas às 18 horas

Tem inicio nesta sexta-feira, 15, a Semana Contra a Discriminação Racial. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir), de 15 a 21 de março na Capital, promoverá palestras com jovens em escolas municipais, empresas, e contará com exposição fotográfica.

A abertura da Semana Contra a Discriminação Racial será com a exposição fotográfica ‘Mulheres Guerreiras Quilombolas’ na Fundação Cultural de Palmas (FCP), às 18 horas e permanecerá exposta até o dia 20 de dezembro.

A mostra fotográfica ressalta em suas imagens, os traços físicos, a identidade étnico-racial, a garra e a resistência na luta por melhorias da qualidade de vida nos quilombos.

Com fotografias de Marco Jacob e Felipe Meneses, a mostra apresenta imagens que ilustram o livro ‘Guerreiras Populares Quilombolas’, de Maju Cotrim, lançado em 2022. Uma obra inédita no Brasil que traz a biografia de 40 mulheres das principais comunidades quilombolas tocantinenses que são destaque em suas comunidades.

A Semana Contra a Discriminação Racial quem tem como tema: ‘A melhor arma contra o preconceito racial é o conhecimento’ tem a seguinte programação:

Dia 20/03

• 10 horas - Palestra com os jovens na sede da Renapsi com o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, que falará sobre o racismo estrutural.
  • 15 horas - O Conselho Tutelar Central abordará sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema: Prevenção do bullying nas escolas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Gonzaga, na 503 Norte (Arne 53), com a conselheira tutelar, Ilziâne Gomes de Souza.
  • 20 horas - Palestra na Escola de Jovens e Adultos (EJA) Escola Cívico Militar Maria dos Reis no Jardim Taquari. O delegado Ricardo Real e o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, abrirão o diálogo sobre racismo estrutural e a prática do racismo e suas implicações penais.

Dia 21/03

• 10h20 - Palestra na Escola Cívico Militar Maria dos Reis no Jardim Taquari, com o delegado Ricardo Real e o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, com tema: diálogo sobre racismo estrutural e a prática do racismo e suas implicações penais.
  • 13h30 – Palestra na Escola Cívico Militar Maria dos Reis no Jardim Taquari, com o delegado Ricardo Real e o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, com tema: diálogo sobre racismo estrutural e a prática do racismo e suas implicações penais.
  • 14 horas - Palestra para os jovens do Resolve Palmas Central, sobre o racismo estrutural, superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes.
  • 17 horas - Ato público no Parque dos Povos Indígenas, com concentração geral dos movimentos sociais e ativistas.

Dia 22/03

• 10h15- Palestra na Escola Estadual Liberdade no Jardim Aureny III, com o delegado Ricardo Real e o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, com tema: diálogo sobre racismo estrutural e a prática do racismo e suas implicações penais.
  • 16h15- Palestra na Escola Estadual Liberdade no Jardim Aureny III, com o delegado Ricardo Real e o superintendente de Políticas Raciais, Nélio Lopes, com tema: diálogo sobre racismo estrutural e a prática do racismo e suas implicações penais.

Parceiros

São parceiros da Semana Contra a Discriminação Racial, as Secretarias Estadual da Cidadania e Justiça e do Turismo.