
Centro de Referência da Assistência Social do Taquari abre a 3ª Semana Nacional do Registro Civil em Palmas
Ação oferece atendimentos gratuitos de identificação, certidões e serviços jurídicos à comunidade
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Xerente, no Jardim Taquari, foi o primeiro equipamento municipal a receber a 3ª Semana Nacional do Registro Civil (Registre-se), que acontece de 12 a 16 de maio em Palmas. Desde as primeiras horas da manhã, moradores já formavam fila em busca de atendimentos gratuitos como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, reconhecimento de paternidade, além de serviços da Defensoria Pública e atendimentos de mediação e conciliação.
A abertura oficial, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 12, contou com a presença do vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Velozo; do corregedor-geral de Justiça do Tocantins, Pedro Nelson de Miranda Coutinho; da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Maysa Vendramini; do secretário executivo de Ação Social de Palmas, Amílson Rodrigues; além de representantes de órgãos parceiros, magistrados, servidores e comunidade em geral.
Dignidade e cidadania
“O registro civil, o reconhecimento de paternidade, a carteira de identidade são instrumentos que promovem dignidade, cidadania e acesso aos serviços públicos. Por isso, enquanto Prefeitura, nos alegramos em abrir as portas dos nossos equipamentos e fazer parte desta iniciativa nacional realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em todos os estados brasileiros”, destacou o vice-prefeito.
A dona de casa Maria Aguida Bezerra da Silva, de 58 anos, aproveitou a ação para solicitar a segunda via de sua certidão de nascimento e, assim, regularizar a escritura de sua casa. “Vou realizar o sonho de ter o documento da minha casinha nas minhas mãos. Agradeço a todos que me ajudaram aqui hoje. Foi um momento muito especial”, relatou.
O corregedor-geral de Justiça, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, reforçou a importância da união institucional para que o mutirão aconteça. “Faço questão de agradecer e reconhecer o papel essencial de todos os parceiros do Registre-se: cartórios, órgãos de segurança, Prefeitura, servidores. Todos se unem nesta semana para promover uma ação concreta e transformadora na vida da comunidade”, destacou.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Wédila Jácome
