
Eduardo Siqueira Campos recebe equipe de cientistas da Expedição Motorhome COP30
Encontro, realizado nesta quinta-feira, 6, reforçou o papel de Palmas como a capital regional da sustentabilidade
Nesta quinta-feira, 6, o prefeito Eduardo Siqueira Campos recebeu uma equipe de pesquisadores mineiros do Instituto Bem Ambiental (Ibam) e da Fundação Dom Cabral que segue em viagem de motorhome rumo ao Pará para participar da COP30. O encontro, realizado no Laboratório de Articulação Urbana, que fica na sede da Subprefeitura dos Aurenys e Taquaralto, promoveu um breve debate entre poder público e comunidade acadêmica sobre a adaptação urbana de Palmas e sua infraestrutura verde.
Durante a conversa, o prefeito Eduardo Siqueira Campos ressaltou o caráter sustentável da capital tocantinense. “Palmas nasceu neste ímpeto de ser moderna e planejada; não poderíamos ter uma cidade adaptada e continuar lidando com velhos problemas”, destaca.
Entre os visitantes, o diretor do Ibam, Thiago Metzker, expressou suas impressões sobre Palmas. “Estou impressionado em perceber como a cidade está se desenvolvendo e já ocupa uma posição de liderança regional em captação de financiamento ambiental”.
O secretário de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Palmas, Israel Henrique de Melo Sousa, destacou a relevância de receber os pesquisadores para mostrar o porquê Palmas é a capital da sustentabilidade da Região Norte do País. “Pudemos mostrar um pouco das nossas práticas e daquilo que realmente temos de bom, a exemplo do Parque do Machado, que será realmente um projeto referência nacional”, afirmou Israel.
Além da comitiva, formada por Thiago Metzker e pelo gerente de Programas da Fundação Dom Cabral, Paulo Guerra, o encontro contou ainda com a participação da arquiteta, urbanista e coordenadora do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Planejamento Urbano Integrado e Sustentável (Neppur-UFT), professora Ana Beatriz Velasques. Ela destacou a COP como uma oportunidade de ampliar a visibilidade das iniciativas do poder público municipal em parceria com a academia e com as Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). “Vejo que a maior contribuição que podemos fazer dentro de Palmas para a COP30 é tentar vincular os instrumentos de planejamento urbano às SbNs”.
Credencial de participação
Na visita, foi ofertada pelo diretor do Ibam uma credencial de participação na COP 30. O prefeito cedeu a escolha do representante à professora Ana Beatriz. Em entrevista ao vivo concedida à imprensa mineira, ele expressou sua satisfação em receber a comitiva. “Reagimos com bastante ânimo, expectativa e alegria por Palmas ter sido escolhida por essa passagem. Estamos absolutamente sintonizados em relação à importância da COP, e acredito que eles saem daqui com mais informações e conhecimento sobre o que estamos fazendo”, declarou.
Motorhome COP30
A passagem da equipe por Palmas integra um roteiro de cerca de três mil quilômetros de viagens entre Minas Gerais e o Pará, rumo ao evento. Nesse trajeto, o Ibam visita quatro dos seis biomas do Brasil: Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia. Para o Instituto, registrar a passagem pela capital do Tocantins é uma forma de mostrar ao mundo que as cidades médias também podem ser protagonistas da ação climática por meio da ciência, inovação e da gestão pública comprometida com a proteção da vida e dos ecossistemas no coração do Cerrado.
Texto: Samuel Cunha – estagiário sob a supervisão do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz




