
Idosos do Residencial Araras I fortalecem conhecimento sobre autocuidado e garantia de direitos
Iniciativa da Prefeitura de Palmas em parceria com o Governo Federal integra o Projeto Técnico Social (PTS) no período de pós-ocupação das moradias
Idosos das famílias beneficiárias do Residencial Araras I, na Região Sul de Palmas, receberam, no final da tarde desta terça-feira, 18, orientações sobre autocuidado, direitos adquiridos e fortalecimento social. A iniciativa integrou mais uma etapa do Projeto Técnico Social (PTS) do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal , realizado em parceria com a Prefeitura de Palmas.
As atividades socioeducativas e técnicas fazem parte das ações do programa no período de pós-ocupação das moradias, buscando apoiar as famílias na organização comunitária, na convivência e na melhoria da qualidade de vida. Durante o momento de integração, os participantes realizaram atividades práticas de cuidado pessoal e bem-estar, além de dialogarem sobre temas relacionados à cidadania.
O valor do conhecimento
Para muitos idosos, o encontro reforçou a importância do conhecimento como ferramenta de autonomia. Dona Anaides Martins Glória, de 72 anos, destacou o valor do aprendizado: “A gente precisa aprender para se defender. Quanto mais conhecimento, melhor. É muito bom participar e saber dos nossos direitos” , ressaltou.
Participando pela primeira vez da atividade voltada aos idosos, a moradora Angélica Affe, de 69 anos, elogiou o momento de convivência. “Foi uma experiência muito boa. Fomos bem acolhidas, tivemos a chance de conversar, trocar ideias” , frisou.
A programação do PTS, conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), segue ao longo do mês com diversas ações. Na próxima terça-feira, 25 , será a vez dos idosos do Residencial Recanto das Araras II participarem da roda de conversa, a partir das 17 horas.
Texto: Alcione Luz
Edição: Fernanda Sousa




