
Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural
Ação da Prefeitura de Palmas leva saúde preventiva, apoio social e fomento à agricultura familiar para a região rural de São Silvestre, promovendo a cidadania e o enfrentamento à violência contra a mulher
A comunidade rural São Silvestre, localizada nas proximidades do Distrito de Taquaruçu, recebeu neste sábado, 13, um grande mutirão de atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, agricultura familiar e cidadania. A ação da Prefeitura de Palmas aconteceu das 8h às 17h, na Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Sueli Pereira de Almeida Reche.
A secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, destacou que o foco do projeto é a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres, além da divulgação dos serviços ofertados pela Casa da Mulher Brasileira.
“Nossa intenção ao ir até as comunidades e atender as mulheres é acolhê-las, cuidar delas e reiterar que não estão sozinhas. A Casa da Mulher Brasileira, um marco em nossa cidade, oferece um ambiente seguro e especializado, onde as mulheres encontram apoio integral”, ressaltou a gestora.
Ainda de acordo com Polyanna, novas edições do atendimento itinerante voltado às mulheres estão previstas. “Foi uma construção muito positiva, com diversos serviços e parceiros valiosos. Trouxemos atendimentos que fazem a diferença na vida da população e, com certeza, iremos levar essa ação para outras comunidades da nossa capital”, afirmou.
Aprovação da Comunidade e Fortalecimento da Agricultura Familiar
A produtora rural Raimunda Costa de Sousa, de 71 anos, aproveitou a ação para realizar a mamografia. Moradora do Assentamento Veredão, ela destacou a importância da iniciativa. “O pessoal veio até aqui em cima da serra hoje e eu fiz meu exame pertinho de casa. Já tem um tempo que eu queria fazer esse exame e foi tudo rapidinho”, contou, acrescentando que também pretende buscar atendimento na área da Agricultura Familiar.
O secretário municipal de Agricultura e da Região Metropolitana, Jaime Café, ressaltou que a integração entre os governos municipal, estadual, federal, e também a sociedade civil organizada, fortalece o atendimento ao pequeno produtor rural, especialmente às mulheres do campo.
“É uma ação fantástica. Aqui temos atendimento individual e coletivo, microcrédito, assistência social, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), vacinação e diversos outros serviços. É uma verdadeira central de serviços à disposição da comunidade local”, avaliou.
Cidadania e Saúde para as Famílias Rurais
Moradora da comunidade São Silvestre, Giliana Krahô, participou da abertura da ação logo pela manhã e levou os filhos para atualizar a caderneta de vacinação. “Tenho três filhos e trouxe os três para vacinar. Agora vou conferir os outros serviços disponíveis, porque tem muita coisa boa sendo oferecida aqui”, destacou.
Ação
A ação ‘Cidadania Rural’, é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipais de Ação Social e da Mulher e da Agricultura e Região Metropolitana, com o objetivo de atender demandas prioritárias das mulheres e da população do campo, ampliando o acesso a políticas públicas, serviços de saúde preventiva, assistência social, documentação e atendimentos especializados.
O projeto Cidadania Rural reforça o compromisso da gestão municipal em levar serviços essenciais às mulheres e comunidades rurais, promovendo inclusão, cidadania, saúde e fortalecimento das políticas públicas no campo.





