06 setembro 2015 às 11:44

Edu Guedes promove interação com os participantes do Cozinha Show

Mais uma vez o renomado chef de Cozinha, Edu Guedes se encanta com a diversidade, e qualidade da cozinha tocantinense, e promove uma noite de muita interação, e claro, regada a boa comida preparada por Guedes, ali mesmo diante do público, e depois apreciada por todos os presentes.

 

Ele, que esteve no Festival Gastronômico de Taquaruçu em 2014, disse que cada vez mais se surpreende com a diversidade de produtos regionais e com a inusitada mistura, vista em Palmas, de várias culturas oriundas de quase todos os estados do Brasil. O chef aproveitou para interagir com o público presente na oficina de cozinha totalmente ministrada por ele, dentro da programação do 9º Festival Gastronômico de Taquaruçu.

 

Para a sua apresentação este ano, o Edu Guedes preparou um prato baseado na cultura indígena, tendo em vista que Palmas será a grande sede dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem de 23 de outubro a 1° de novembro na Capital.

 

A preparação do chef teve a mesma base da tradicional moqueca baiana, levando os ingredientes, peixe, leite de coco, pimentão, cebola, mas o toque especial que remete a culinária indígena foi a adição da mandioca no preparo, ingrediente que vem das origens dos índios brasileiros, e para fechar a preparação. Edu utilizou um peixe da região amazônica, o fidalgo, mas conhecidos nas feiras populares da Capital, como “mandi-moela”, um peixe de couro, com coloração alaranjada que faz lembrar o salmão, e muito saboroso, ideal para preparação em molho, como a moqueca.

 

Dona Maria das Neves é do Piauí e tem parentes na Capital. Fã do chef de cozinha fez questão de participar deste momento, e claro, experimentar a receita preparada por Edu. “Eu assisto aos programas dele, gosto muito, adorei a programação, é muito bom vê-lo, assim de pertinho preparando a receita para nós, e ficou realmente uma delícia”, disse a fã.

 

chef ainda percorreu diversas barracas dos participantes do concurso culinário do Festival Gastronômico e pode provar algumas iguarias preparadas pelos chefs locais. “Estou feliz por poder voltar aqui, e ver que a cada ano o festival vem crescendo, e se profissionalizando, quero voltar todos os anos, e acompanhar este desenvolvimento, pois tenho visto em todo o Brasil a revolução que a gastronomia tem proporcionado a muitas pessoas, possibilitando a estas o crescimento profissional, aliada ao desenvolvimento econômico e gerando cada vez mais emprego e renda, eu sou um grande incentivador dos pequenos negócios, e aqui pude ver que o Sebrae e Prefeitura juntos, trabalhando não apenas para este momento, mas para deixar um legado de profissionalização para todos os envolvidos neste Festival, que certamente vai trazer muito desenvolvimento para esta cidade”, enfatizou o chef.

 

Edu Guedes, que é contratado da emissora RedeTV, esteve durante a programação no FGT acompanhado por profissionais da emissora, que produziam material para um inserção sobre o Festival na grade do programa do chef.

 

Cozinha Show

O Cozinha Show é um projeto desenvolvido pela Agtur em parceria com a Abrasel, e, além da presença do renomado chef Edu Guedes, também terá a presença de diversos chefs de cozinha palmenses. O evento consiste no preparo de pratos especiais com ingredientes da nossa culinária, para que o público possa aprender a forma de preparo e degustar deliciosas receitas típicas.

 

O 9º Festival Gastronômico de Taquaruçu que vai até a próxima terça-feira, 08, é uma realização da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Agência Municipal de Palmas (Agtur), em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae Tocantins), e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Palmas) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

Programação – Cozinha Show

 

07/09 Adriana Bombons – Chef Adriana Zago Puertas

08/09 Cabana do Lago – Chef Rosa Eufrásio

08/09 Senac Palmas – Chef Laura Gerhardt

Todas as oficinas tem horário previsto para início às 19h30 horas, na praça Joaquim Maracaípe.