I Oficina Presencial da Estratégia Alimenta Cidades que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro em Palmas – Foto: Divulgação
Comsea
10 fevereiro 2025 às 17:41

Comsea se reúne e define participação dos conselheiros na I Oficina Presencial da Estratégia Alimenta Cidades

Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Palmas também discute Plano de Ação para 2025

Os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Palmas (Comsea), participaram, na sexta-feira, 7, da primeira reunião ordinária da entidade de  2025, e discutiram temas como o Plano de Ação para 2025, a indicação de novos membros e a participação na I Oficina Presencial da Estratégia Alimenta Cidades que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro em Palmas.

“Essa oficina será um momento de grande importância pois Palmas é um dos 60 municípios brasileiros selecionados como prioritário para receber apoio técnico e institucional pelo governo federal. Por isso, convocamos todos os membros do Conselho a estarem presentes e darem a sua contribuição na construção dessa estratégia”, destacou Felipe Coelho, um dos organizadores do evento.

A presidente do Comsea, Eloise Schott, destacou que Palmas também conta com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan), que tem dentre suas principais atribuições a articulação e a integração dos órgãos municipais, entidades e ações relacionadas a área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

“Por isso temos que atuar de forma conjunta e integrada para que seja possível avançar nas políticas de segurança alimentar no nosso município”, defendeu Schott.

Os conselheiros também debateram pautas relevantes para a SAN como, por exemplo, a formulação do Plano Municipal de Segurança Alimentar, reforçando o compromisso da gestão em garantir o direito à alimentação adequada para a população. 

Saiba mais

A Estratégia Alimenta Cidades é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo ampliar o acesso a alimentos saudáveis. A iniciativa prioriza populações em situação de vulnerabilidade e territórios urbanos periféricos. Palmas foi um dos 60 municípios brasileiros selecionados como prioritários para adesão ao programa.

Neste ano, a Capital irá receber a Oficina Presencial do Alimenta Cidades que é um evento organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS e Instituto Comida do Amanhã nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Denis Rocha