Menu

Guarda Metropolitana de Palmas capacita 100% do efetivo e se destaca nacionalmente na proteção às mulheres

Estágio Qualificado Profissional contempla 288 agentes no enfrentamento à violência doméstica com matriz curricular de 80 horas-aula

Guarda Metropolitana de Palmas capacita 100% do efetivo e se destaca nacionalmente na proteção às mulheres

Comandante da GMP, Gilmar Fernandes durante abertura da 9 Turma de Estágio Qualificado Profissional da GMP

Data da publicação: 03/11/2026

Crédito da foto: Júnior Suzuki


A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciou, nesta terça-feira, 3, na Escola de Governo de Palmas, a nona turma do Estágio Qualificado Profissional (EQP), com aulas das 8 às 18 horas. A capacitação integra uma iniciativa que coloca a instituição em posição de destaque no cenário nacional: a formação especializada de 100% do seu efetivo para atuação no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Ao todo, 288 guardas metropolitanos estão sendo capacitados para atuar na prevenção da violência, no acolhimento das vítimas e no acompanhamento de medidas protetivas de urgência. A iniciativa representa um avanço na qualificação da segurança pública municipal e fortalece a capacidade de resposta da corporação diante de situações que exigem preparo técnico, sensibilidade e conhecimento específico.

Para o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, a capacitação integral do efetivo demonstra o compromisso da instituição com uma política permanente de qualificação profissional e proteção às mulheres.

“Somos uma instituição de segurança pública municipal em que 100% do efetivo recebeu essa formação especializada. Isso demonstra que a proteção das mulheres não pode ser uma responsabilidade restrita a um grupo específico de agentes, mas um compromisso de toda a instituição. Precisamos de profissionais preparados para reconhecer situações de violência, acolher as vítimas, compreender a legislação e agir com responsabilidade e eficiência. Investir na capacitação dos nossos guardas é investir diretamente na qualidade do serviço prestado à população”, destacou o comandante.

Carga horária ampliada
Outro diferencial da capacitação está na carga horária. O curso desenvolvido pela GMP possui 80 horas-aula, o dobro da carga horária do Curso Nacional para Atuação nas Patrulhas Maria da Penha – Nível Operador, ofertado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que possui 40 horas-aula.

A matriz curricular foi estruturada para proporcionar uma formação abrangente, contemplando conteúdos essenciais à atuação especializada, como fundamentos da Lei Maria da Penha, direitos humanos, gênero e equidade, estrutura e atribuições das Patrulhas Maria da Penha, atendimento humanizado e escuta qualificada, monitoramento e cumprimento de medidas protetivas de urgência, articulação com a rede de atendimento e prevenção da violência.

Na programação desta terça-feira, pela manhã, o guarda metropolitano e instrutor Magnus Matos ministrou a disciplina Fundamentos Legais e Direitos Humanos. O conteúdo inclui simulações práticas, estudos de caso, armamento e tiro e técnicas avançadas de abordagem, preparando os profissionais para diferentes situações encontradas no exercício da atividade operacional.

Para a gerente da Patrulha Mulher Segura, a inspetora-chefe Letícia Bordin, a formação busca desenvolver competências que ultrapassam a atuação operacional, preparando os agentes para compreender a complexidade da violência doméstica e familiar.

“Somos a primeira guarda municipal do País a capacitar todos os seus agentes na temática da Lei Maria da Penha. Estamos preparando nossos profissionais para compreender a complexidade da violência doméstica e familiar, acolher as mulheres sem revitimizá-las, identificar situações de risco, fiscalizar medidas protetivas de urgência e atuar de forma integrada com os órgãos que compõem a rede de proteção”, ressaltou.

A iniciativa reafirma o compromisso da GMP com o fortalecimento das políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Ao investir na formação de todo o efetivo, a instituição amplia sua capacidade de atendimento e consolida uma atuação pautada no conhecimento técnico, na responsabilidade institucional e na proteção dos direitos humanos.

Na programação da manhã desta terça-feira, 03, foi ministrada a disciplina Fundamentos Legais e Direitos Humanos, pelo guarda metropolitano e instrutor Magnus Matos - Foto: Júnior Suzuki

 

 

Texto: Marcio Greick

Edição: Fernanda Sousa