Menu
Redes sociais

Novos integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial tomam posse

Órgão estava desativado desde 2017

Novos integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial tomam posse

Data da publicação: 14/06/2024


Foram empossados na tarde desta quinta-feira, 13, os conselheiros e conselheiras, titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Palmas (Compir) para o biênio 2024-2026, no auditório do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O órgão que estava desativado desde 2017, tem entre outras atribuições, zelar pela formulação, coordenação, definição de diretrizes e articulação de políticas para a promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e indígena, afetada por discriminação racial e demais formas de intolerância; e combate à discriminação racial e étnica.

“Hoje, com muita alegria, retomamos a atuação do Compir em Palmas, com representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada que atuam na área de promoção da igualdade racial e temos a certeza que farão história. É um conselho importantíssimo e sabemos que os empossados realizarão um excelente trabalho na defesa e construção de uma sociedade mais igualitária”, destacou a secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir dos Santos.

A cerimônia contou com a presença da secretária estadual dos Povos Indígenas, Narubia Werreria, que parabenizou a gestão municipal, ressaltando que “esse é um momento de resgate deste espaço de participação popular”. A gestora pontuou que a construção do país e das cidades deve ser feita “ouvindo os movimentos, pois é assim que a gente constrói as pontes de justiça social e destrói os muros do racismo”.


Presidência

Após a posse, ocorreu a primeira reunião ordinária do Compir para o biênio 2024-2026, tendo como pauta a eleição da mesa diretora e a definição do calendário das reuniões ordinárias do segundo semestre de 2024.

O secretário-executivo da Sempsir, Nélio Lopes, foi eleito pelos empossados para a presidência do Compir. “A nossa história, enquanto homem, negro e palmense tem sido marcada pela constante defesa dos direitos à igualdade e pelo enfrentamento do racismo, inclusive o estrutural. O Compir nos une e fortalece para fazer ecoar os anseios de todas as etnias, raças e credos na busca pela igualdade racial” destacou Lopes.

O Compir convidou entidades para participar ativamente com direito a voz das deliberações, dentre elas: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Amigos da África (AFA), Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM/TO), Coletivo Enegrecer, Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam).

 

Foram eleitos e eleitas para compor a mesa diretora:

  • Presidente  - Nélio Nogueira Lopes, representante da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) 
  • Vice-presidenta: Vanessa Sidi Xerente representante da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Amiga)
  • 1ª Secretária: Deborah Cristina Pereira, representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semus)
  • 2ª Secretária: Maria Karoline Pereira de Sousa, representante da Rede Preta

A lista completa com todos os membros do Compir foi publicada no Diário Oficial do Município de Palmas Nº 3.474 no dia de 3 de junho de 2024 por meio do Decreto Nº 2.519.


 

Texto: Eliene Campelo/Sempsir

Edição: Denis Rocha/Secom