Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas promove ação para aumentar número de adolescentes no Nuca

A iniciativa do Selo Unicef promove o protagonismo da juventude, na formulação de políticas públicas

Prefeitura de Palmas promove ação para aumentar número de adolescentes no Nuca

Intenção é ampliar número de participantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca)

Data da publicação: 12/06/2026

Crédito da foto: Lia Mara


A Prefeitura de Palmas, promoveu na tarde desta sexta-feira, 12, uma ação com o objetivo de ampliar o número de adolescentes participantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), que atualmente conta com 120 inscritos. O evento ocorreu na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos; contou com a participação do prefeito, Eduardo Siqueira Campos e da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Polyanna Siqueira Campos e teve 50 novas inscrições.

“Eu participo do Nuca desde janeiro e é muito bom, porque podemos ser ouvidos pelos adultos e ajudar nas transformações que a nossa cidade precisa. Lá temos encontros, debates, fazemos atividades, novos amigos e produzimos vídeos para o Selo Unicef”, relatou Alice Fonseca, participante do Núcleo.

“Palmas hoje tem 82 escolas, com mais de 45 mil alunos e nós precisamos incentivar o uso das ferramentas atuais, para o desenvolvimento deles. O jovem precisa se desenvolver, se profissionalizar, projetar suas carreiras e trabalhar com os que o mercado oferece atualmente. A robótica, as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e o Selo Unicef vem de encontro com este desejo de tornar nossa juventude cada dia mais participativa”, afirmou o prefeito, Eduardo Siqueira Campos.

Para quem ouviu as propostas, a ideia é participar. “Eu gostei muito do que falaram do Nuca, eu ainda não conhecia, mas achei muito legal ter a oportunidade de participar das atividades e do grupo”, disse Maria Cecília Pontes, aluna da Escola Mestre Pacífico.

“A nossa ideia é ampliar a participação dos adolescentes, pois assim conseguimos desenvolver com mais riqueza das tarefas determinadas pelo Selo Unicef e, o principal, plantar nesta juventude uma consciência de pertencimento e de responsabilidade com a nossa cidade”, afirmou o responsável pela mobilização de adolescentes e jovens, Joelson Soares.

Nuca

Os Nucas incentivam a participação cidadã de adolescentes e, ao mesmo tempo, são  um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida. Eles reúnem adolescentes de diversas localidades do município, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.

Selo Unicef

Tem como objetivo apoiar os municípios do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal brasileira a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O papel do Selo Unicef é incentivar o município a otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência. Isso impacta diretamente nos indicadores sociais.

Prefeito falou aos jovens sobre a necessidade da profissionalização utilizando meios atualizados  (Crédito: Lia Mara)

Texto: Aldenes Lima

Edição: Lorena Karlla Mascarenhas