28 outubro 2024 às 12:51

Educação de Palmas supera meta estabelecida pelo Inep para os anos iniciais e cumpre meta para os anos finais

No comparativo dos resultados entre as capitais brasileiras, Palmas se mantém entre as cinco melhores do País 

Divulgado na última quarta-feira, 14  de julho, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 da rede municipal de ensino de Palmas superou a meta estabelecida pelo Inep, para os anos iniciais que foi de 6,1, tendo alcançado a média de 6,3. Já o Ideb 2023 dos anos finais alcançou a meta que foi de 5,5.

Desde o Ideb de 2013, Palmas sempre está entre as cinco primeiras capitais nos resultados. A mais nova capital do País está em 3º lugar nos anos iniciais, empatada com Curitiba (PR). O primeiro lugar ficou com Goiânia (GO) e, empatadas em 2º lugar, estão Teresina (PI) e Rio Branco (AC). No caso dos anos finais, Palmas está em 2º lugar, empatada com Curitiba (PR) e atrás apenas de Teresina (PI) que figura em 1º lugar.

Se considerarmos o índice de 2021, houve um crescimento na média de 0,2 pontos nas séries finais e um leve decréscimo nos anos iniciais. Conforme os dados, a média apresentada para os anos finais é de 0,1 menor que a do Ideb anterior, considerando que esse resultado ainda reflete os impactos advindos do período pandêmico, já que em panorama geral, todas as médias do Ideb atual foram inferiores em comparação com as dos anos de 2017 e 2019.

Vale ressaltar que as médias obtidas por Palmas são maiores do que as médias gerais do Brasil e do Tocantins, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, sendo no Brasil 6,0 e 5,0; Tocantins 5,6 e 4,9, respectivamente. Uma diferença de 0,3 para os anos iniciais e 0,5 para os anos finais em relação à média brasileira. Quando comparada à media estadual, a diferença é ainda maior, já que Palmas está à frente do estado em 0,7 para anos iniciais e 0,6 para anos finais. Em nível estadual, Palmas lidera com a maior média de todos os 139 municípios nas duas etapas de ensino. 

 

Texto: Semed
Edição: Juliana Matos/Secom

 

Tags: