Maria Sônia Santana Oliveira: “É um carinho enorme que tenho com os moradores da zona rural e me esforço o máximo para ajudar” – Foto: Francisco Barros
Palmas 36 Anos
05 maio 2025 às 18:44

Histórias de amor a Palmas: atuação de agente de saúde marca aniversário da cidade com reconhecimento por moradores palmenses

Maria Sônia Oliveira é a primeira personagem da série especial da Prefeitura de Palmas, realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação, que traz histórias de vida e de amor pela Capital

Há mais de 12 anos, a agente comunitária de saúde Maria Sônia Santana Oliveira, 56 anos, percorre diariamente a zona rural próxima à USF da Arne 64 (508 Norte), levando na bolsa, além de caderneta, caneta e um cronograma de atividades, muita disposição e dedicação. Sua atuação se estende pelas chácaras Vale da Serra/Jaú, Cachoeira, Brilho Celeste, Vila Santa Izabel, Semente do Verbo e setor Leste. 

No entanto, o trabalho da servidora  vai além das obrigações formais. Sônia ou “Soninha”, como é conhecida pelos moradores, construiu um vínculo de cuidado e confiança com a comunidade, sustentado pela escuta atenta e pela presença constante. Seu trabalho reflete os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o compromisso de quem escolhe servir com afeto e presença.

Soninha é a primeira personagem a ser apresentada nesta série especial da Prefeitura de Palmas, realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação, que traz histórias de vida e de amor pela cidade de Palmas, que celebra seus 36 anos neste mês de maio. Imagens dos bastidores e detalhes dessa cidadã palmense dedicada ao coletivo também podem ser conferidas pelas redes sociais da Prefeitura de Palmas (@cidadepalmas).

“É um carinho enorme que tenho com os moradores aqui da zona rural, eu me esforço o máximo para ajudar. Gosto de compreender os pacientes e aprender com eles. No meu território sou bem acolhida. Toda casa que passo, sou convidada para tomar café, almoçar e lanchar com o pessoal da minha região”, relatou a agente, que fez questão de destacar o apoio da equipe da USF Arne 64. “Sem eles, eu não teria os bons resultados que temos por aqui”, revela. 

Reconhecimento da comunidade

Com o passar dos anos, sua dedicação conquistou o coração da comunidade. Sempre sorridente e disposta, Sônia tornou-se uma figura querida e referência em cuidado. Em reconhecimento à sua atuação, os moradores decidiram surpreendê-la com um presente: uma motocicleta nova, fruto de uma vaquinha organizada pelo empresário Antônio Teixeira do Prado Filho, morador da região desde 1998.

“Ela cuida da gente como se fosse da família. A Sônia tem amor pelo que faz, e a gente quis retribuir um pouco desse carinho com esse presente. Foi emocionante ver a alegria dela”, disse Antônio. Em menos de duas semanas, o grupo arrecadou o valor necessário e realizou a entrega do veículo.

A coordenadora da USF Arne 64, Ana Sampaio, resume a admiração pela agente. “A Sônia é uma profissional excepcional. Seu trabalho é realizado com amor e dedicação”, destaca, acrescentando que Soninha é uma figura essencial que leva alegria para pacientes e servidores. 

Texto: Rodrigo Marques

Edição: Iara Cruz

 Agente de saúde Maria Sônia Santana Oliveira, com sua nova motocicleta
Em reconhecimento à atuação da servidora, moradores decidiram surpreendê-la com um presente: uma motocicleta nova
Foto: Francisco Barros
Equipe de saúde da USF Arne 64 que trabalham constantemente para atender e acolher população
Soninha, ao centro, com seus colegas de trabalho da USF da Arne 64 – Foto: Francisco Barros