autor da imagem - Alessandra de Sousa Abreu Tavares
Palmas inseriu em seu cardápio escolar alimentos locais como o bolo de jatobá, fruto do bioma cerrado – Foto: Divulgação
Segurança Alimentar
16 maio 2025 às 12:16

Palmas participará do LUPPA LAB #4 em Barcarena no Pará

Agenda vai reunir mais de 50 cidades de todo o Brasil para discutir sistemas alimentares

Entre os dias 19 e 23 de maio, em Barcarena, no Pará, a Prefeitura de Palmas e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) participarão da 4ª edição do LUPPA LAB, um espaço de formação, troca e cocriação dedicado à agenda da alimentação urbana. Durante o encontro, representantes de diversas cidades brasileiras compartilharão experiências, discutirão desafios comuns e terão acesso a ferramentas práticas que podem fortalecer as políticas de segurança alimentar locais.

A Capital do Tocantins estará representada pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), por meio do secretário executivo, Amilson Rodrigues, e do gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Coelho; pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do chefe da Divisão de Alimentação Escolar e responsável técnico pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar de Palmas, Rodrigo Miranda; e, pelo Comsea, com a participação da presidente da entidade e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Eloise Schott, e da conselheira Eliene Campelo, jornalista e mestre em Desenvolvimento Regional pela UFT.

Sobre o evento
O LUPPA LAB integra a jornada do LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares, reconhecido como o maior laboratório de políticas alimentares urbanas do mundo. A iniciativa reúne uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, com foco em apoiar cidades na construção de políticas alimentares sistêmicas, intersetoriais, coerentes e participativas. O LUPPA LAB #4 é correalizado pela Prefeitura de Barcarena e conta com apoio da Hydro e Gás Pará.

Texto: Eliene Campelo
Edição: Wédila Jácome