“Pizza de pamonha doce” leva segundo lugar no Festival Gastronômico
Uma criação um tanto inusitada ganhou o paladar dos visitantes e jurados, a “Pizza de pamonha doce”. O quitute foi uma criação especial para o 7º Festival Gastronômico de Taquaruçu, feita pelo chef Rinaldo Tinen.
A inspiração, segundo Rinaldo, foi a paixão do tocantinense por comida à base de milho, pois o Tocantins, que era parte norte do Estado do Goiás, estado que também tem verdadeira veneração por este grão. O Tocantins não apenas ficou com a parte norte do Goiás, mas herdou boa parte da sua cultura, principalmente nas preferências culinárias.
O chef acrescentou ao principal produto feito do milho, a pamonha, a já consolidada pizza, que tem origem italiana, mas que ganhou o gosto dos brasileiros. “Como trabalho no meu dia-a-dia com pizza, não queria trazer para o Festival as pizzas tradicionais de muçarela e calabresa, quis realmente que meu prato tivesse ingredientes que o povo palmense agrada, e estou aqui há apenas dois anos e vejo o quanto os palmenses gostam de milho”, argumentou.
Preparo do Prato
Segundo o chef, o prato tem o preparo simples, mas o diferencial é a massa caseira feita à mão, e assada na hora. “Acrescenta-se à massa, muçarela, leite condensado, pamonha doce em rodelas, polvilha-se açúcar cristal e canela e põe para assar no forno especial a 220 graus por três minutos. E aí está pronta a pizza”, acrescentou.
O sucesso da pizza de pamonha doce foi tanto, que o chef Rinaldo vai incorporar o sabor ao seu cardápio. “Eu trabalho vendendo pizza na feira da 304 e Bosque, além de atender durante a semana para festas. Quero incorporar este sabor e ampliar, vou acrescentar também a pizza de pamonha salgada, acredito que também será um sucesso”, disse animado.