12ª edição dos Jogos Escolares de Palmas é aberta oficialmente

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 12 de maio de 2016 às 15:37

Foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 12, no Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) Professora Margarida Lemos, a 12ª edição dos Jogos Escolares de Palmas. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A cerimônia foi aberta pelo anfitrião do evento, o Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Coronel Reginaldo Leandro Silva, que desejou a todos sucesso nos jogos, afirmando que: “Esse é o momento de congregar, de estarem mais próximos dos demais colegas, não é um momento de se enxergar apenas com o objetivo da vitória, mas sim da participação, de estarem reunidos em torno de um objetivo maior, que é o de trazer para o meio de vocês a prática da atividade física que é muito importante para o futuro de todos.”

O prefeito Carlos Amastha, acompanhado do secretário municipal da Educação Danilo Melo e demais autoridades, declarou abertas as competições dos Jogos, dando as boas-vindas a todos os presentes, em especial aos alunos/atletas das outras redes de ensino inscritas na competição. O gestor destacou que são momentos como esse que o motivam a continuar trabalhando em prol da Capital. “São momentos tão bonitos como esse, em meio de uma situação tão difícil para o Brasil, que a gente percebe que com muita fé, boa vontade, muito trabalho e principalmente com muita Educação, é que vamos conseguir fazer o país dos nossos sonhos, que será o país do futuro de vocês”, afirmou, acrescentando ainda: “Nosso sonho é oferecer uma formação correta, com princípios de vida, focada no esporte e principalmente na educação. Nosso desejo é que todas as nossas escolas tenham a melhor estrutura física, aliada ao melhor resultado acadêmico”, declarou o chefe do Executivo municipal.

O secretário da Educação Danilo Melo destacou que os Jogos escolares já se tornaram referência no meio estudantil. “Palmas já tem os Jogos Escolares como um evento tradicional que reúne escolas de todas as redes, mas que é principalmente um momento de encontro, de preparação para as competições que acontecem no Estado e que dão espaço para que os novos talentos sejam projetados no âmbito do esporte”.

Igor Ferreira, aluno-atleta da modalidade de futsal da Escola Municipal Darcy Ribeiro, disse que a expectativa para a competição é grande. “Nós treinamos muito, temos um bom time, um time forte, e temos a expectativa de ganhar esse campeonato para passar para a fase estadual e buscar vencer para representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude”, disse.

A abertura do evento foi marcada pelo desfile das delegações, execução do Hino Nacional, juramento dos atletas e a entrada da tocha olímpica conduzida pela aluna Hagnes Stephany do Cemil Professora Margarida Lemos. Após o acendimento da pira olímpica, o público presente assistiu a um espetáculo de dança dos alunos das ETIs Pe. Josimo Tavares, Eurídice Mello e Vinícius de Moraes, que exaltaram as riquezas culturais e esportivas do Brasil.

Participam desta edição da competição 36 escolas da Capital, sendo 23 municipais, cinco estaduais e oito particulares. A competição, que é voltada para alunos da faixa etária de 12 a 14 anos, terá a participação de 680 alunos/atletas de 68 equipes, disputando nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

As equipes campeãs de cada modalidade classificam-se para a Fase Estadual, na qual serão definidos os representantes do Estado do Tocantins para os Jogos Escolares da Juventude. As modalidades individuais de Atletismo, Badminton, Tênis de Mesa e Xadrez serão realizadas pela DRE de Palmas, na fase Regional da Capital que acontecerá no período de 20 a 30 de junho. Já as Modalidades de Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô e Natação ficarão sob a responsabilidade da Seduc e serão realizadas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares do Tocantins (JET’S).

Jogos Escolares de Palmas

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino. Visa ainda desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes, contribuindo com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania.