17 de junho marca Dia do Servidor Público Aposentado e servidores falam das suas conquistas depois de anos de prestação no serviço público

Instituto de Previdência Social de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 17 de junho de 2019 às 15:35

Atualmente, a Prefeitura de Palmas conta com 621 servidores aposentados

A aposentadoria é uma conquista muito importante para todos os trabalhadores, por isso, o Dia do Funcionário Público Aposentado é celebrado em 17 de junho, com o objetivo de homenagear aqueles que dedicaram anos de suas vidas no cumprimento de suas funções públicas.

No Brasil, foram os funcionários dos Correios os primeiros a contar com o benefício. Em 1988, com a Constituição Federal, surgiu a Previdência Social no Brasil que estendeu o benefício a todos os trabalhadores.

O Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas) destaca que, atualmente existem 621 servidores aposentados na Capital que foram essenciais para o funcionamento e organização do governo municipal, que fecharam um ciclo de dedicação, empenho e respeito pela profissão e que existem ainda 56 processos em análise para aposentadoria.

Na ocasião, o PreviPalmas cumprimenta a todos os seus segurados, procurando sempre prestar atendimento com qualidade, eficiência e transparência, respeitando os servidores e atuando de acordo com os princípios da Administração Pública.

O presidente do PreviPalmas, Rodrigo Oliveira, atesta que este dia demonstra o respeito e reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo funcionário público, contribuindo diretamente com as finalidades da Administração Pública.

“Estar aposentado não é sinônimo de estar inativo, ao contrário, é um momento merecido para estar ainda mais ativo, próximo à família, se divertir, e até mesmo retomar ou recomeçar projetos que ficaram congelados por falta de tempo”, disse lembrando que a aposentadoria desses servidores públicos simboliza o fechamento de um ciclo de dedicação, empenho, experiência, e sobretudo, respeito.

Aposentados

Antônio Tarcísio Domingues Alves entrou para o serviço público, na Prefeitura de Palmas, em 2000 e exerceu suas atividades, na maior parte do tempo, na área de Controladoria, sendo autor da lei que instituiu na Capital o Sistema de Controle Interno.

Alves explica que mesmo aposentado voltou ao trabalho a convite da gestão da Secretaria de Saúde da época e que atualmente exerce suas atividades na Secretaria de Transparência e Controle Interno. “Aceitei o convite com muito prazer. Esta sensação de estar cumprindo com o que gosto de fazer serve como alento para não me arrefecer na determinação de dar o melhor de mim para a Administração, que confiou e confia no meu trabalho”, disse, concluindo que o melhor legado que está deixando para seus filhos e netos é manter a honradez, a persistência no trabalho e a retidão nos deveres.

Já a servidora aposentada Maria do Amparo Gomes disse que cumpriu seu  papel no serviço público, que se sente uma mulher realizada, e honrada por ter alcançado essa vitória. “Fiz um trabalho decente e honesto com as pessoas do outro lado”, ressaltou deixando uma mensagem para que todos os servidores na atividade tenham paciência e continue fazendo um trabalho com um sorriso no rosto, com o melhor atendimento ao contribuinte.

Por fim, Maria do Amparo destaca está de férias com a família no nordeste brasileiro e que não quer mais voltar ao trabalho, nem mesmo na iniciativa privada. “Quero viajar e conhecer muitos lugares que não tive oportunidade de conhecer antes, e posso garantir que sou a mulher mais feliz do planeta”, concluiu.

Edição e postagem: Lorena Karlla