Aberta visitação das obras selecionadas para o 6º Salão Palmense de Novos Artistas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 15 de outubro de 2022 às 08:50

Exposição segue aberta até o dia 18 de novembro na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural

As obras dos artistas selecionados para o 6º Salão Palmense de Novos Artistas já podem ser conferidas na Galeria Municipal de Artes, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, 14, às 19 horas, e a exposição segue aberta até o dia 18 de novembro. 

Os trabalhos foram divididos nas categorias infantil, infantojuvenil e adulto. Quem visitar a exposição poderá votar na sua obra predileta, e o artista premiado ganhará uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes, com catálogo produzido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP). Além do júri popular, as obras também passarão pelo júri técnico. 

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença dos 25 expositores selecionados via chamada pública. Na categoria juvenil, estavam Artes Ana, Lorie Valentine e Isaac Schneider. Na infantojuvenil, Bruna, Ana Araújo, Hálefe Splash, Jhulha Sterffanny, Glaucia Mellinda, Marianne Batista, Nina Bezerra, Leo Almeida, Mary e Vitor Moniz. Por fim, na categoria adulto, Gab Jupiter Negro, Leoa do Norte, Luis Elizeu, Rayssa Carneiro, Ilda, Eliana Capovilla, Cynthia Salbé, Beatriz Ramos, Talmo Lacerda, André Luiz, Caroline Santos e Lia Ballak

Sobre o que suas obras representam, a artista Gab Jupiter Negro, de 23 anos, formada em artes visuais na Universidade de Brasília, explicou que sua relação com a arte tem relação com a observação das pessoas a sua volta. "Como a gente vive e se comporta. Gosto muito de falar sobre a vivência de pessoas negras e pessoas LGBT, mas sempre focando na alegria, amor, no afeto e na compreensão que a gente tem um com o outro”, disse Gab.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, destacou a importância desse incentivo. “Esse projeto da Fundação Cultural dá a esses artistas iniciantes a oportunidade de aparecer na cena artística de Palmas. É um incentivo para que eles continuem produzindo e mostrando ao mundo esses novos olhares”, afirmou.

Uma das expositoras da categoria adulto, Ana Carolina Santos, de 18 anos, falou sobre como a arte sempre esteve presente na sua vida, desde pequena, quando acompanhava a mãe nas aulas de pintura que fazia na Fundação Cultural de Palmas. “Recebi muito essa influência dela, mas eu comecei a pintar de fato nesse ano, quando decidi que seria legal ter uma representação de uma imagem que eu gostava muito feita por mim. Eu vi a notícia da abertura das inscrições e achei que combinava comigo, já que eu sou iniciante”, explicou a jovem artista.

Texto: Redação FCP
Edição: Secom Palmas