Foto: Data: 09/08/19 Local: Chácara 147 (Dirceu Martins de Azevedo) – Taquaruçu 2ª Etapa. iDia Técnico sobre Boas Práticas na Bovinocultura Leiteira. Dirceu Martins Júnior. Foto: Regiane Rocha.
09 agosto 2019 às 12:34

Agosto Verde: práticas corretas no trato da vaca leiteira garantem bom rendimento na produção

Dia técnico realizado pela Seder apresentou soluções de produção para os agricultores de Palmas

Na propriedade rural de 5,65 hectares do produtor de leite e queijo frescal Dirceu Martins de Azevedo, as boas práticas no trato dos bovinos estão rendendo resultados exitosos e lucrativos. No local existe um silo feito a partir do uso do capim capiaçu, resultado de um melhoramento genético do capim-elefante, que garante alimento de qualidade para os animais durante o período de estiagem.

 

Os resultados obtidos na propriedade com o uso do silo e gestão adequada da produção foram apresentados durante o Dia Técnico Sobre Boas Práticas na Bovinocultura Leiteira, na manhã desta sexta-feira, 09, na programação de ações previstas durante o Agosto Verde, evento que objetiva expandir o acesso às tecnologias em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da agricultura familiar.

 

Dezenas de produtores aproveitaram para tirar dúvidas sobre como aumentar o rendimento em suas propriedades. Além disso, o momento contou com a parte de orientação sobre crédito rural, importante instrumento que ajuda a viabilizar e realizar projetos que demandem investimento financeiro. As orientações foram repassadas por representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Sicoob Credipar, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

 

Resultados

 

Com a orientação técnica fornecida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), Martins consegue retirar uma média diária de 85 litros de leite de 10 vacas em intenso período de lactação. E mesmo com a falta de água e secura provenientes da estiagem na região, a produção de leite não caiu, graças ao uso adequado do capiaçu na alimentação do gado.

 

A plantação do capim ocorreu em uma área de 0,7 hectare, passando pela colheita em maio desde ano. O produtor investiu em torno de R$ 3 mil para o plantio e montagem do silo.

 

A dinâmica para montagem do silo é bem simples, contando com a preparação do solo, plantio, colheita e estocagem. O material colhido deve ser devidamente compactado, coberto com lona própria para evitar a presença de umidade, e consequente perda do material.

 

Conforme o médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, é essencial o cumprimento de todas as etapas, que garantirão a qualidade do material e evitarão que ele estrague, pois estará acondicionado ao ar livre, apenas coberto e isolado pela lona.

 

Quanto à gestão da produção, o produtor não deve se preocupar apenas com o alimento fornecido aos animais, mas uma boa localização e qualidade da água, sombra, manejo, composição do rebanho, trato com a pastagem, sanidade animal para evitar doenças, preocupação com o solo e o acompanhamento dos processos e controle das etapas.

 

Azevedo informa que conseguiu estocar 50 toneladas de capim, que deverão durar em todo de cinco meses. “Mais ou menos há uns 45 dias abrimos o silo para fornecer a comida para o gado. Cada vaca come em torno de 35 kg por dia e as ordenamos pela manhã e no final do dia. Estamos satisfeitos com a produção e desenvolvimento do gado”, comemora.

 

Programação           

 

Toda a programação do Agosto Verde é gratuita e os interessados em adquirir conhecimento técnico não precisam realizar inscrição, apenas chegar ao local no horário de início.

 

12/08: Dia técnico sobre meliponicultura  – ETI Fidêncio Bogo

Das 8h às 12h/ 14h às 18h: oficina de confecção de caixas para abelhas

 

13/08: Dia técnico sobre meliponicultura – ETI Fidêncio Bogo

08h às 12h: alimentação e manejo de abelhas sem ferrão

 

14/08: das 8h às 12h – Enxertia de tomate, mudas de jurubeba – ETI Fidêncio Bogo

14h às 16h – Oficina de Compostagem – ETI Fidêncio Bogo

 

15/08: das 8h às 12h – Dia técnico sobre piscicultura – ETI Fidêncio Bogo

 

20/08: Evento de valorização das mulheres rurais

 

21/08: Inauguração da Horta de Taquaruçu

 

22/08: Dia de campo sobre tecnologias rurais sustentáveis – Agrotins

 

23/08: Curso de produção intensiva de carne a pasto – Embrapa/Agrotins

 

27/08: Renova Sim – Parque da Pessoa Idosa

 

28/08: das 8h às 12h – Dia técnico da agroecologia – ETI Fidêncio Bogo

 

29/08: Workshop sobre plasticultura – ETI Almirante Tamandaré

 

30/08: Bem-estar animal com foco na avicultura – Chácara Trem da Serra

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz